A Prosa Pós Moderna
Por: Kelly Melz • 23/8/2015 • Seminário • 979 Palavras (4 Páginas) • 769 Visualizações
Instituto Estadual Mathilde Zatar
A prosa pós-moderna
Sapiranga,Agosto de 2015
Instituto Estadual Mathilde Zatar
Kelly Melz,17
Maiara dos Santos,19
A prosa pós-moderna
Sapiranga,Agosto de 2015
Introdução
A prosa pós-moderna fez com que muda-se o modo de escrever entre os escritos brasileiros, que transformou radicalmente e abolindo a estrutura tradicional narrativa, podendo mergulhar nos homens emoções na sua intimidade.
E é isso que a prosa pós-moderna traz! Utilizando na atualidade ainda sem fim.Trazendo experimentalismo do que o homem vive, mesmo sendo fictício.
Neste respectivo trabalho vamos falar de dois escritores importantes daquela época que foram Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Explicando cada característica usado e como utilizavam esses pontos. Analisar como foi construído uma nova reinvenção.
Desenvolvimento
1. Compreender como a prosa pós-moderna promove uma reinvenção da narrativa.
Com tantas mudanças europeias e brasileiras, promoveu-se um outro tipo de técnica para se expressar, que foi chamado de pós-modernismo e que se estabelece até nos dias de hoje.
Ocorre mudanças na ciência, na arte, na sociedade.Desde o fim da década de 1940,vários tipos de linguagens rompem a estrutura tradicional, principalmente na prosa.
A prosa pós-modernista seguia por diferentes estilos, marcada por tendências diversas: regionalista, urbana, intimista, política,realista-fantástica, além de crônicas e contos.
2. Identificar as características da narrativa de Guimarães Rosa.
O escritor João Guimarães Rosa foi um dos principais escritores do pós-modernismo no Brasil junto com a escritora Clarice Lispector, que fazem transformações na prosa de ficção.
Sua essência era encarar a palavra como um feixe de significados e focaliza o ser humano em conflito com o ambiente consigo próprio e todos os seres humanos.
"O autor envolve o leitor em uma imensa rede de histórias que abrem espaço para a reflexão sobre as grandes questões universais que atormentam o ser humano.São questões que temas como bem e mal, sanidade e loucura, amor e morte, acaso e destino." Componente curricular de língua portuguesa: contexto, interlocução e sentido 3, ano 2015.
E para se encaixar na escrita brasileira, ele valorizava a cultura sertaneja e defendeu a modernização do país.
3.Analizar a função do experimentalismo criador na linguagem para a narrativa de Guimarães Rosa.
As prosas escritas por Guimarães aparecem de uma forma radical com as palavras. Criando um resgate de termos arcaicos, criação de neologismos, tentativa de fugir dos clichês, reconstrução da fala regional do interior de Minas, criando ritmos inesperados, inversões surpreendentes, imagens delicadas e belas.
4.Explicar o que dá dimensão universal à obra do autor.
O mundo escrito por Rosa faz com que formam marcas regionais, como espoem o sertão brasileiro. Como na recriação da fala de jagunços e de vaqueiros. O escritor em suas narrativas coloca grandes dramas humanos como a dor, morte, ódio, amor, medo.Utiliza-se também pensamentos filosóficos, em homens simples, saindo da alienação.
Em contos e novelas, ele recriou o português como língua literária e dava uma nova dimensão ao regionalismo. Rosa emerge nos contos e novelas o: arcaico, moderno, rural, urbano, o oral e o escrito. Presenta também em seus textos um olhar infantil em seus personagens.
...