A Prática Pedagógica
Por: Auleane Melo • 11/2/2019 • Relatório de pesquisa • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO
PLANO NASCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA
EDUCAÇÃO BÁSICA
PROJETO DE PESQUISA SOBRE AS DIFICULDADES DE LEITURA NA ESCOLA INDIGENA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL I E II KAXINAWÁ HUNI KUI SIÃ, BAIXO RIO ENVIRA NO MUNICIPIO DE FEIJÓ- ACRE 2016.
Feijó - Acre
2016
[pic 2]
MARIA AULEANE TORQUATO DE MELO MOURA
MARIA LIBERDADE DE DEUS PAIVA
MARINA FIRME DE LIMA
ROSSIMILDA PEREIRA DA SILVA
SANDRA BARBOSAFEREEIRA KAXINAWÁ
NORA BARBOSA DA SILVA FERREIRA KAXINAWÁ
PROJETO DE PESQUISA SOBRE AS DIFICULDADES DE LEITURA NA ESCOLA INDIGENA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL I E II KAXINAWÁ HUNI KUI SIÃ BAIXO RIO ENVIRA NO MUNICIPIO DE FEIJÓ- ACRE 2016.
Projeto de pesquisa entregue e apresentado à professora Drª Rossilene Brasil Muniz, para obtenção de nota N 1, para a disciplina de investigação e prática pedagógica II, do segundo módulo do Curso de Licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Acre, pelo plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica em Feijó – Acre.
Feijó – Acre
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA
PROBLEMA...............................................................................................04
OBJETIVO GERAL ...................................................................................05
QUESTÕES DE ESTUDO..........................................................................06
METODOLOGIA.........................................................................................06
REVISÃO DA LITERATURA.......................................................................06
CRONOLOGIA...........................................................................................08
ORÇAMENTO............................................................................................09
REFERÊNCIAS..........................................................................................12
ANEXOS....................................................................................................13
PROJETO DE PESQUISA
- TEMA: DIFICULDADES DE LEITURA NA ESCOLA INDIGENA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL I E II KAXINAWÁ HUNI KUI SIÃ BAIXO RIO ENVIRA NO MUNICIPIO DE FEIJÓ- ACRE 2016.
- INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
Este trabalho é resultado da investigação da prática pedagógica II, produzida na Escola Estadual de Ensino Fundamental I e II kaxinawá huni kui siã, no baixo Rio Envira no Município de Feijó- Acre 2016.
O tema da pesquisa foi escolhido devido a constatações em nossa prática cotidiana, tendo em vista o grande índice de alunos apresentam dificuldade de leitura no 3° ano, e/ou estudo de 9 anos.
O processo de ensino aprendizagem da leitura é sem duvida, muito instigante e desafiador, tanto para o aluno como para o professor. Pois, Formar leitores faz o processo de emancipação de um país, e o ato da leitura e da escrita conduz a um processo de aprender, de conhecer, de apreender novos significados que ajuda aos educandos a viverem com mais plenitude.
Adquirir a capacidade de ler significa, sobretudo a condição de compreender um mundo que vai se mostrando cada vez maior e mais surpreendente. São nessas descobertas que alguns alunos apresentam mais dificuldades do que os outros.
Porém, a deficiência de leitura nos alunos torna-se um entrave no processo de desenvolvimento do aluno, uma vez que ele não a vê como algo prazeroso, não se sente motivado a ler diariamente e espontaneamente, deixando para trás chances de vivenciar ricas experiências de enriquecimento.
- PROBLEMÁTICA
Qual o principal fator que contribui para que as crianças do 3° ano apresentem dificuldades de leitura na Escola da Zona Rural de Ensino Fundamental I no município de Feijó/Acre em 2016.
- OBJETIVO GERAL
Investigar as dificuldades de aprendizagem ligadas ao desenvolvimento da leitura dos alunos buscando os métodos para o desenvolvimento da sua habilidade de leitura.
- OBJETIVO ESPECÍFICO
- Identificar se o trabalho pedagógico e da gestão da escola contribui para sanar a dificuldade de leitura encontrada pelos alunos.
- Verificar se a família e a comunidade contribui para o desenvolvimento da habilidade de leitura dos alunos.
- Reconhecer o nível cultural dos alunos, como fator que contribui para o desenvolvimento da sua habilidade de leitura.
- QUESTÕES DE ESTUDO
- Eliminando o excesso de faltas dos alunos contribuem para diminuir as dificuldades de leitura.
- Disponibilizando livros literários de vários gêneros textuais, que despertem o interesse e a motivação dos alunos no interesse pela leitura.
- Realizar um projeto de leitura com a participação de toda comunidade escolar e da família, aproximando pais alunos e professores.
- Promover rodadas de leitura diariamente com o acompanhamento da equipe pedagógica.
- METODOLOGIA
O presente estudo se constitui de uma pesquisa exploratória abordando o tema as dificuldades de leitura nos alunos de nove anos na escola indígena estadual de ensino fundamental I e II kaxinawá huni kui siã, Baixo Rio Envira no Município de Feijó- Acre 2016.
- REVISÃO DA LITERATURA
Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a entrevista semi-estruturada com professores e a observação informal com os alunos da escola estadual de ensino fundamental I e II kaxinawá huni kui siã, Baixo Rio Envira.
Por se tratar de uma pesquisa voltada para a análise das dificuldades dos alunos de nove anos com deficiência em leitura, foram feitas as observações durante dez meses na escola. Durante a observação foram detectados que os alunos não frequentam a biblioteca e são poucos os incentivos à leitura. Mediante o problema, identificamos aspectos que dificultam o ato de ler de forma eficaz. Que são: falta de acervo adequado, que causem interesse por parte dos alunos e a dinâmica de sala de aula que não oferece todos os dias o suporte para o momento da leitura para essas crianças. Diante do exposto, pode-se perceber que a leitura exercitada corretamente possui vasta função social e não concebida pelos alunos veda a criatividade e autonomia desses aprendentes, pois é parte inerente de uma situação de ensino aprendizagem.
...