A Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem
Por: Fernando Gesteira • 7/6/2020 • Trabalho acadêmico • 704 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Departamento de Licenciatura em Matemática
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
FERNANDO GESTEIRA DE LIMA
MATRÍCULA: 201907113983
PCC – REVISANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PROJETANDO PERSPECTIVAS FUTURAS
Rio de Janeiro
20-11-2015
RESUMO
Esta Proposta de Prática Curricular – PCC identifica as características do desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual ou social em crianças. A criança escolhida para este trabalho foi uma menina chamada Maria Clara Andrade em uma instituição denominada “Igreja Evangélica Apostólica em Campo Grande – IEAPCG”, situada na Rua Francisco José, 275, Bairro Campo Grande, Município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro. Nesta proposta serão mostrados: o desenvolvimento da visão panorâmica da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem por meio das referências teóricas estudadas nas aulas desta disciplina, além do entendimento das relações entre educação, desenvolvimento biológico e aprendizagem.
SUMÁRIO
1. OBJETIVOS 24
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA 24
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 25
4. RESUTADOS E CONCLUSÃO 25
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25
1. OBJETIVOS
O tema que está sendo abordado neste relatório é referente à identificação das características do desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual ou social em crianças, além de desenvolver um relatório sobre a observação, e relacionar teoria e prática. A criança escolhida para este trabalho foi uma menina chamada Maria Clara Andrade em uma instituição denominada “Igreja Evangélica Apostólica em Campo Grande – IEAPCG”, situada na Rua Francisco José, 275, Bairro Campo Grande, Município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro. Nesta proposta serão mostrados: o desenvolvimento da visão panorâmica da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem por meio das referências teóricas estudadas nas aulas desta disciplina, além do entendimento das relações entre educação, desenvolvimento biológico e aprendizagem.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Foram definidas as informações teóricas importantes sobre o assunto abordado. Maria Clara de Andrade é uma criança feminina com 9 anos de idade. Esta criança é criada pela avó chamada Sandra Maria de Campos, e por sua mãe chamada Amanda Campos Rosa. Esta criança cursa a 3ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Felipe Santiago, pelo turno da manhã.
O Aspecto Psicossocial da Maria Clara, ou seja, o seu temperamento é muito tranqüilo, e se relaciona bem com todas as pessoas, inclusive com as crianças, além de tomar conta da sua irmã mais nova chamada Ester, de três anos de idade.
O Aspecto Biossocial desta criança, no caso, a sua saúde é perfeita, bem cuidada pela sua mãe e pela sua avó, tendo assim uma boa interação com o mundo em que vive.
E por último, o Aspecto Cognitivo da Maria Clara que, além de ser curiosa, ela é muito responsável como uma adulta, ou seja, ela tem uma característica de vigilância bastante apurada, com um futuro promissor.
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Os dados para este trabalho foram coletados através de uma entrevista com a avó da Maria Clara, a então Sra. Sandra Maria Campos, irmã da Igreja Evangélica Apostólica de Campo Grande, com o uso do caderno Tilibra ZIP de 96 folhas e 1 matéria, além da Caneta Azul Bic Cristal, do Lápis de brinde da empresa Shell, e do aparelho celular Motorola E5 Play, fazendo anotações em um aplicativo de texto chamado ColorNote. Todos estes materiais são do autor deste trabalho.
...