Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
Por: Erivaldade • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.805 Palavras (8 Páginas) • 821 Visualizações
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DISCIPLINA: Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
PROFESSOR(A): Annielton Borges
Maria Ester de Sousa Gomes
Ap1 – Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento (Opinião)
Ap2 - Reflexões
Itapajé/2018
- APLICABILIDADE DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO AMBIENTE ESCOLAR -
De acordo com a citação no artigo pelo autor: “A apropriação das concepções de Piaget pelos profissionais da escola parece se embasar no senso comum, e não no conhecimento científico, uma vez que, mesmo no caso de menção ao autor, muitos pressupostos de sua teoria são desconsiderados, e o que é apresentado pela instituição, em algumas ocasiões, mostra-se contraditório à sua abordagem, assemelhando-se às concepções de outros autores, como é o caso de aproximações entre as teorias de Piaget e de Vigotski, bastante comuns nos dados encontrados na escola”. Ao longo da leitura do artigo, identifiquei um construtivismo alicerçado em um conjunto de atividades diferenciadas de alfabetização em relação teoria e prática onde o professor seria esse formado sob a (falsa) ideia de que uma boa prática se faz na medida da execução correta de atividades já conhecidas e aprovadas.
Nesse contexto, as teorias da aprendizagem estabelecem relação com as ações pedagógicas e refletem também sobre a maneira como as teorias estudadas questionam e se relacionam criticamente com as práticas que os professores têm em sala de aula para que aprofundem as relações entre o aprender e o ensinar com respaldo nas teorias que explicam tais práticas e que compreendam os processos de aprendizagem e suas relações com as diferentes dimensões do fazer pedagógico. A aprendizagem pode apresentar inicialmente conhecimentos sobre a natureza humana e os padrões evolutivos normais de desenvolvimento e aprendizagem que contribuirão para o planejamento e execução de programas de recuperação e assistência àqueles que se distanciavam dessa pretensa “normalidade” na sociedade.
Dessa forma, o autor conclui que Compreender a relação estabelecida entre as concepções apresentadas pela escola e os elementos da cotidianidade implica reconhecer que os dados foram revelando a ausência de conhecimentos da Psicologia sobre desenvolvimento e aprendizagem importantes para a sistematização de um trabalho pedagógico conscientemente dirigido pelo saber científico produzido e acumulado ao longo da história de desenvolvimento da Psicologia em sua relação com a Educação.
Para tanto, percebe-se nitidamente a necessidade de um embasamento teórico sólido e consistente pautados na apropriação das bases filosóficas e metodológicas dos conhecimentos da Psicologia, capaz de permitir a superação de métodos presente na união de teorias cujos pressupostos são inconciliáveis, garantindo aos profissionais da educação uma relação consciente com o que é específico de seu trabalho.
- APLICABILIDADE DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA MINHA PRÁTICA PROFISSIONAL –
Na minha prática escolar a aplicabilidade cotidiana da teoria histórico-cultural se dá forma processual uma vez que adequar a fundamentação teórica como base da aprendizagem construtiva num ambiente composto por diversos saberes e fazeres humanos e profissionais não se dá instantaneamente, mas de maneira ativa busco “aprender a aprender” no desenvolvimento de minhas funções pedagógicas. Realizo estudos teóricos como embasamento das minhas atividades desenvolvidas em sala de aula como por exemplo: se é um trabalho com leitura e escrita, procuro estudar um fundamento teórico para a temática e o que dizem a respeito; jogos de matemática, vou em busca de fundamentações teóricas do caso e assim por diante. Acho fundamental conhecer as teorias a cerca de cada prática para o bom desenvolvimento de meu trabalho.
Nesse processo, são muitos os entraves, pois a escola em si se diz construtivista, quando na realidade ainda não tem em seu currículo um trabalho pautado em teorias de aprendizagem que direcione o processo, onde o educador se sinta excitado a aprender a aprender continuamente. Outro fator está no próprio docente que na maioria das vezes é acomodado demais.
Diante à estas e outras dificuldades apresentadas na realidade escolar, faço o possível, estudo, busco novas práticas, desenvolvo meu trabalho sempre na perspectiva do aperfeiçoamento no desenvolvimento da aprendizagem dos discentes que são a parte fundamental. Sou adepta da teoria Piagetiana, onde o conhecimento é construído por informações advindas da interação com o ambiente, tocando esta teoria com aquela proposta por Vygotsky, na medida em que o conhecimento não é concebido apenas como sendo descoberto espontaneamente, nem transmitido de forma mecânica pelo meio exterior.
Ap2
Reflexão 01
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De acordo com as palavras de Darwin, nós somos sim o resultado de uma “ORÍGEM MODESTA”. Modéstia é uma qualidade espiritual altamente desejável. É uma qualidade muito querida e atrativa. Todos nós sentimos atração pelas pessoas modestas.
No entanto, Darwin fundou, com efeito, toda a base da filosofia da biologia. Não só a questão evolutiva fisio-morfológica das espécies foi desnudada por Darwin, mas também a origem da nossa ética/moralidade foi contemplada ao retirar o ser humano do lugar especial que ocupava na natureza (destaque reservado não só pelas religiões, mas também pelos filósofos). Segundo sua teoria, isso não queria dizer que nossa moralidade é a mesma que as dos demais animais, mas sim que suas origens podiam serem explicadas a partir do instante que sabemos que compartilhamos uma ancestralidade comum com os animais.
Desde então, os filósofos procuram substituir a explicação sobrenatural da origem de nossa ética/moral por uma "ética naturalista". Porém, vale ressaltar que a biologia evolutiva de maneira alguma fornece um conjunto de normas éticas específica a serem adotadas pela sociedade, mas procura elucidar suas origens no intuito de propiciar novos substratos para uma ética renovada com a nossa real condição na natureza.
Reflexão 02[pic 3]
De acordo com a afirmação de Piaget, para se atingir as metas da educação é necessário prover o indivíduo com formação da moral autônoma para que se tornem cidadãos ativos na sociedade.
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