A RELEVÂNCIA DO EMPODERAMENTO DAS MULHERES ATRAVÉS DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Por: 19647 • 9/5/2022 • Bibliografia • 2.915 Palavras (12 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4]
ROSANA FERNANDES TUNÚ ARAÚJO - RA 1931051 SUZANA FERNANDES DA SILVA SANTOS - RA 1903280
A RELEVÂNCIA DO EMPODERAMENTO DAS MULHERES ATRAVÉS DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
AFOGADOS DA INGAZEIRA - PE 2022
[pic 5][pic 6][pic 7]
ROSANA FERNANDES TUNÚ ARAÚJO - RA 1931051 SUZANA FERNANDES DA SILVA SANTOS - RA 1903280
A RELEVÂNCIA DO EMPODERAMENTO DAS MULHERES ATRAVÉS DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL[pic 8]
[pic 9]
AFOGADOS DA INGAZEIRA- PE 2022
ROSANA FERNANDES TUNÚ ARAÚJO - RA 1931051 SUZANA FERNANDES DA SILVA SANTOS - RA 1903280[pic 10]
A RELEVÂNCIA DO EMPODERAMENTO DAS MULHERES ATRAVÉS DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL[pic 11]
[pic 12]
BANCA EXAMINADORA
[pic 13]
Prof. Nome do Professor Universidade Paulista – UNIP
/ _/ _
[pic 14]
Prof. Nome do Professor Universidade Paulista – UNIP
/ _/ _
[pic 15]
Prof. Nome do Professor Universidade Paulista – UNIP
/ _/ _
[pic 16]
AFOGADOS DA INGAZEIRA – PE 2021
FICHA CATALOGRÁFICA[pic 17]
AGRADECIMENTOS
[pic 18][pic 19]
Palavras-chave:
[pic 20][pic 21]
Keywords:
[pic 22][pic 23]
INTRODUÇÃO...................................................................................................... CAPÍTULO I - MULHERES: HISORIA DE LIBERDADE NAS CONQUISTAS SOCIAS................................................................................................................ 1.1 Os desafios da vulnerabilidade feminina....................................................
CAPÍTULO II – RELATÓRIO DE PESQUISA ...................................................... CAPÍTULO III - ANÁLISE DOS DADOS DA PESQUISA..................................... CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................. REFERÊNCIAS.................................................................................................... | 09 11 11 12 13 15 17 18 20 |
INTRODUÇÃO
Considerando a situação da vulnerabilidade social das mulheres, a falta da renda familiar, verificou-se a necessidade da articulação no âmbito social e econômico, a fim de possibilitar a formação profissional gratuita à este grupo carente em situação de desemprego, de forma a promover a inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo e geração de renda.
Está obvio que nos dias atuais a qualificação profissional se julga necessário no arrimo familiar, os cursos, oficinas oferecidos tem o propósito de deslumbrar as essas mulheres, motivação, realização de ser inserida novamente na sociedade como mulheres dedicadas, guerreiras, idealizadoras de sonhos, possíveis geradoras de sua própria renda e sustento de sua família, através de sua capacidade e talento profissional.
Com isso, o presente trabalho irá abordar o grupo de mulheres do PAIF (Serviço de Atenção Integral à Família), refletindo a importância da qualificação profissional para o enfrentamento da vulnerabilidade social. Para tanto, é de fundamental importância compreender o significado do grupo de mulheres do PAIF (Serviço de Atenção Integral à Família) – atualmente é o principal programa de Proteção Social Básica, do Sistema Único de Assistência Social – (SUAS). Desenvolvem ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social na unidade do CRAS.
Logo, o PAIF (programa de Atenção Integral à Família) tem por perspectivas o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o direito à Proteção Social Básica e a ampliação da capacidade de proteção social e de prevenção de situações de risco no território de abrangência do CRAS.
Salientando que o papel do Assistente Social na operacionalização do PAIF é promover o Acompanhamento sócio assistencial de famílias em um determinado território; potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade; contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo.
Pois, desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução o da pobreza entre gerações; atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.
Sendo assim, a referida pesquisa proposta aqui, tem como objetivo, promover ações voltadas para o empoderamento das mulheres chefes de família, com ênfase na qualificação profissional; com intuito de promover reflexão sobre a importância da mulher no contexto familiar; possibilitar o resgate da autoestima, com vista ao enfrentamento dos desafios cotidiano, possibilitando a essas mulheres o acesso aos programas de formação Profissional disponíveis a serviço das mulheres.
...