A SEGURANÇA ALIMENTAR
Por: Elklaine Gonçalves • 2/8/2016 • Projeto de pesquisa • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 596 Visualizações
FACULDADE DOS GUARARAPES
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR
SEGURANÇA ALIMENTAR
Elklaine Gonçalves Souza da Silva
Jaboatão/PE
2016
Elklaine Gonçalves Souza da Silva
SEGURANÇA ALIMENTAR
Pré-projeto de trabalho de conclusão da disciplina de seminário apresentado na Faculdade Guararapes como requisito básico para a conclusão da disciplina.
Professor (a): Judite Consuelo
Jaboatão/PE
2016
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO............................................................ 04
2. JUSTIFICATIVA.................................................................05
3 OBJETIVOS: ......................................................................06
3.1 GERAL..............................................................................06
3.2 ESPECÍFICOS..................................................................06
4. REFERÊNCIAL TEÓRICO.................................................07
5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.....................................08
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................09
- APRESENTAÇÃO ( TEMA E PROBLEMA)
A "Segurança Alimentar" começou a ser utilizado após o fim da Primeira Guerra Mundial. Com a traumática experiência da guerra, vivenciada na Europa, tornou-se claro que um país poderia dominar o outro controlando seu fornecimento de alimentos. A alimentação era, assim, uma arma poderosa, principalmente se aplicada por uma potência em um país que não tivesse a capacidade de produzir por conta própria e suficientemente seus alimentos. Por isso, esta questão adquiria um significado de segurança nacional para cada país, apontando para a necessidade de formação de estoques "estratégicos" de alimentos e fortalecendo a idéia de que a soberania de um país dependia de sua capacidade de auto-suprimento de alimentos.
Os manipuladores de alimentos são protagonistas no processo da produção e oferta de alimentos às pessoas, e sua capacitação em todas as etapas é de suma importância para assegurar as condições adequadas dos alimentos que são oferecidos à população.
A fim de evitar as doenças de origem alimentar, devem-se enfatizar as situações que visem à prevenção de agentes patogênicos e as condições de maior risco e, para assegurar que os alimentos sejam preparados de modo a garantir a segurança do consumidor, devem ser adotadas medidas de prevenção e controle em todas as etapas da cadeia produtiva. Para White et al. deve-se oferecer treinamento aos manipuladores para aperfeiçoar tanto sua higiene pessoal quanto a higiene ambiental e dos alimentos.
- JUSTIFIVATIVA
Nos últimos tempos, as infecções alimentares têm aumentado na população brasileira e também mundial; ficando indicado pela insegurança alimentar. Entretanto, a sociedade vem trabalhando para a minimização das infecções, num processo de segurança alimentar, onde a população deve e tem direito de consumir alimentos saudáveis. Além do mais, irá permitir tentar sensibilizar e, se possível conscientizar a população em geral sobre a importância de verificar, conservar e higienizar os alimentos antes de consumir.
Entende que consumir alimentos contaminados pode causar diferentes doenças ocasionadas pela contaminação de alimentos ou a insegurança alimentar, no entanto requer que sejamos atentos ao consumir um alimento qualquer, tenhamos que ser esperto em olhar a data de validade, lavar os alimentos de antes preparar ou consumir, lavar as mãos antes e depois das refeições e assim são inúmeras regras que devemos segui para assegurar nossa segurança
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Desenvolver a segurança alimentar e nutricional dando o conhecer ao consumidor em geral, a informação necessária sobre a manipulação dos alimentos, sua conservação, higiene dos utensílios e do próprio manipulador para certificar a segurança alimentar e assegurar o direito humano à alimentação apta.
...