TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde e Segurança no Trabalho Descreva EPIs

Por:   •  2/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

Saúde e segurança no trabalho

Descreva EPIs

O ponto principal de que as organizações e as pessoas precisam se conscientizar é que o equipamento de proteção individual não pode ser considerado um instrumento preventivo contra os acidentes de trabalho, e sim algo que evita ou diminui a gravidade das lesões desses acidentes. Segundo Edwar Abreu Gonçalves, deve-se procurar, sempre e em primeiro lugar, a proteção coletiva, dada a sua melhor eficácia para eliminar ou neutralizar o risco ambiental na sua fonte produtora, além do que, essa modalidade preventiva não fica à mercê da utilização ou não por parte do empregado (GONÇALVES, 2006, p. 183).

Os equipamentos de proteção individual têm a sua legalização formalizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Norma Regulamentadora nº 6, da Portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978. Essa norma afirma que “equipamento de proteção individual é todo dispositivo de uso individual, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador” (BRASIL, 1978). Ela confirma e obriga a organização a fornecer gratuitamente aos empregados o equipamento de proteção individual direcionado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento: • para atender aos casos emergenciais e na implantação das medidas de proteção; • nas situações em que as medidas de proteção forem consideradas inviáveis em relação à sua técnica, ou quando não oferecem confiança em relação aos riscos a elas inerentes.

Descreva a aplicação dos EPIs na empresa estudada

A empresa utiliza sim os EPI´s  e faz suas devidas aplicações,

São utilizados e vistoriados se as cozinheiras estão uniformizadas, sapatos fechado para o perigo cair objetos perfurantes nos pes e nas pernas, toucas nos cabelos, além da higiene, sua segurança, luvas qd solicitadas são disponibilizadas,

As serventes tem além de botas de borrachas, luvas para proteção de produtos químicos utilizados, as auxiliares usam tmb luvas , álcool para a esteriaizacao qd necessário.

Quanto aos acidentes, apresente um planejamento de prevenção a acidentes  

Como não a dados de acidentes e uma vaga prevenção de acidentes. Não encontramos fatos para ser apresentados. Nossa proposta es a formulação de um mapa de risco para cada área ou setor da empresa nos moldes da figura abaixo:

[pic 1]

https://tudoseg.wordpress.com/2015/07/27/mapa-de-riscos/

 Nosso proposta em relação aos possíveis acidentes na Creche Augusto Borges Rodrigues são que foi observado que as salas de aula possuíam alguns tacos soltos, sendo solicitado que fossem tomadas providências cabíveis para a resolução do problema.

Também foi observado que os remédios permaneciam sobre a geladeira da creche no local onde as crianças realizavam as refeições, e qualquer uma poderia alcançá-los se subisse em uma cadeira. Foi solicitado que se providenciasse outro local para a armazenagem dos medicamentos, fora do alcance das crianças.

Às educadoras da creche foi colocada a questão da importância da prevenção de acidentes e pedido que estivessem sempre falando com as crianças e observando suas ações, no sentido de permitir que as informações passadas a elas constituíssem um aprendizado contínuo. Foi colocado em cada sala um quadro sobre os acidentes mais comuns por faixa etária e algumas medidas preventivas. Em relação aos recém-nascidos, foi exposto que os acidentes mais comuns são as sufocações, queimaduras, intoxicações medicamentosas. Portanto, informar-se sobre medicamentos e a maneira de administrá-los, experimentar a água do banho e expor a criança ao sol em hora adequada.

Em relação aos lactentes, informou-se que os acidentes mais prevalentes constituem as quedas, intoxicações por produtos de limpeza e medicamentos, queimaduras, sufocamentos pela mamada...

Custos envolvidos

Analisando que poucos investimentos devem ser feitos, solicitamos apenas 5caixas para o armazenamento de medicamentos, assim como 5 prateleira para as mesmas, custo de cada caixa em torno de 20,00, e cada prateleiras em torno de 30,00 uma para cada sala, num valor de 250,00. Vimos tmb que a seria bom que fosse feito uma palestra pra maiores orientações dos bebes, nos casos de acidentes mais comuns são as sufocações, queimaduras, intoxicações medicamentosas, podendo ser  feito ate pela própria pediatra da unidade sem custo algum...no mais a unidade segue bem as normas que exigem para seu bom funcionamento...exigidas na lei....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (86.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com