A Sociedade Brasileira de Dermatologia
Por: Hudson Andrade • 5/5/2016 • Trabalho acadêmico • 545 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 0
2 DESENVOLVIMENTO 04
3 CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que o melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele. A tonalidade das manchas pode variar entre o marrom claro ao escuro (FREITAG, 2008).
FREITAG, 2008, relata que o melasma é uma doença pigmentar adquirida, bastante prevalente, cujo curso crônico e recidivante determina gastos com inúmeras consultas médicas e procedimentos para tratamento. É caracterizada por manchas hiperpigmentadas, simétricas, localizadas em áreas fotoexpostas, principalmente face, mas podendo acometer também os antebraços e colo. Acomete geralmente mulheres adultas em idade reprodutiva, mas podem acometer homens também, em uma proporção de 10 mulheres para cada homem acometido.
Conforme citado por FREITAG, 2008, o melasma é uma doença crônica, que possui períodos de remissão parcial durante o inverno e períodos e exacerbação durante o verão.
A etiopatogenia da doença não é completamente conhecida, mas inclui exposição à radiação ultravioleta, influência genética, gravidez, uso de anticoncepcional ou reposição hormonal (HASSUN, K.M VENTURA, K.F, 2008).
O diagnóstico do melasma é clínico, mas o tratamento é complicado, pela forma crônica e recidivante da doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tratamento prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte. Os principais métodos utilizados são: fotoproteção, cremes clareadores, Peelings, laser e luz interna pulsada.
O objetivo do trabalho é realizar uma pesquisa, através de um questionário com 10 perguntas sobre classe social, presença de melasmas, como surgiu e tratamento utilizado. Após a coleta dos dados será realiza a análise e os resultados serão descritos por gráficos.
2. Desenvolvimento
O questionário foi aplicado a 5 mulheres e o resultado dos dados coletados estão descritos pelos gráficos abaixo:
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
:
[pic 15]
[pic 16]
[pic 17]
[pic 18]
[pic 19]
[pic 20]
CONCLUSÃO
A pesquisa mostrou que a todas as entrevistadas, na faixa etária de 26 a 59 anos, possuem problemas relacionados à presença de melasmas na pele, que foram ocasionados principalmente pelo uso de anticoncepcional e fatores externos, incluindo a exposição ao sol e à luz. Em relação à realização de procedimento estético para tratamento das manchas, todas afirmaram ter realizado principalmente o uso dos cremes despigmentadores, peeling e laser. Mas em relação ao uso de filtro solar, 3 das entrevistadas negam o uso correto e somente 2 afirmam o uso regular.
...