A Socioeconomia e Geopolítica
Por: Débora Longo • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 869 Palavras (4 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Odontologia
Professor: Valdir Luiz Schwengber
Nome do estudante: Débora Fidelis Longo
Data: 21/04/2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
Resposta:
A Inglaterra foi pioneira na Primeira Revolução Industrial devido a vários fatores, entre eles pode-se destacar as vantagens financeiras em acordos como o Tratado de Methuen (estabelecido com Portugal, e que também ficou conhecido como Tratado de Panos e Vinhos); ao solo inglês ser rico em ferro e carvão, minerais bases para a construção da maquina a vapor; e ao acelerado êxodo rural que o país vivia. Devido a isso a Inglaterra se torna, no século XIX, a maior potencia econômica.
Sua hegemonia durou ate a Primeira Grande Guerra. Onde a Europa ficou destruída, e precisou comprar alimentos e itens básicos de outro país. O que possibilita a ascensão dos Estados Unidos no senário econômico, suprindo o mercado europeu e financiando sua reconstrução. A posição neutra do mesmo, durante boa parte dos conflitos da Primeira Guerra, favoreceu sua projeção como maior potencia financeira.
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
Resposta:
Em relação aos Objetivos do Milênio, Brasil e Argentina são países que estão se empenhando para alcançar suas metas. Em relação a redução da pobreza, ela já foi alcançada nesses dois países. A Argentina reduziu a pobreza de 53% em 2002 para 6,5% em 2011. Já o Brasil alcançou não só a meta nacional, mas também a meta internacional, reduzindo o nível da extrema pobreza e a fome de 25,5% em 1990 para 3,5% em 2012.
O alcanço do ensino básico universal já é realidade para 84% dos jovens brasileiros de 15 a 24 anos em 2012, enquanto em 1990 este índice era de 59,9%. Além disso, é visto o crescente acesso à escola pelas crianças de 7 a 14 anos. No entanto o país vizinho apresentava em 2001 0,7% das crianças de 6 a 11 anos frequentando o nível primário, sendo que este índice passou para 99% em 2010.
...