A Telegram Origem
Por: frango99 • 16/3/2021 • Resenha • 1.164 Palavras (5 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento de História (DEHIS)
Disciplina: História Antiga.
Docente: Prof. Dr. Marcus Baccega (marcusbaccega@uol.com.br)
PROGRAMA DO CURSO – Período 2020.1
EMENTA: O curso de História Antiga terá por objetivo problematizar as concepções de Antiguidade Clássica e Antiguidade Oriental, tradicionalmente pensadas, à maneira evolucionista de uma “História Universal”, como ápice e primórdios, respectivamente, das bases do atual Ocidente. O curso promoverá a fragilização destas imagens consagradas das sociedades e culturas do Mundo Clássico, evidenciando as ligações do Mediterrâneo antigo com a África e a Ásia Menor. O conceito fundamental a orientar as investigações e discussões ao longo do curso é a transculturação, tal como pensada por Fernando Ortiz (Cuba) e, no concernente à História Antiga, pelos trabalhos mais recentes de Wolfgang Welsch. Neste lastro, serão analisadas, em perspectiva diacrônica, as apropriações e ressignificações do Mundo Antigo pelos modernos, a partir de eixos básicos como as dicotomias analíticas Mundo Clássico/Crescente Fértil e Modo de Produção Asiático/Modo de Produção Escravista. Serão revisitadas sociedades de matriz indo-europeia, semita, tuaregue, berbere e suas conexões em escala ampla.
MÉTODOS: O curso estrutura-se em aulas expositivas a respeito dos temas selecionados, para as quais os alunos deverão preparar-se com a leitura prévia dos textos indicados para as respectivas datas. Haverá, após as aulas ministradas pelo docente, a discussão, conjuntamente com a classe, de documentos históricos relativos ao tema e ao período histórico sob enfoque, atividade que deverá conceder aos alunos, ao longo do semestre letivo, a habilidade e competência iniciais para a exegese historiográfica.
AVALIAÇÃO: 1. Resenha crítica de obra disponibilizada na copiadora do Centro Acadêmico. 2. Avaliação Intermediária em sala de aula; 3. Pela redação e entrega semanais de uma mini-avaliação elaborada a partir de uma questão-problema.
Cada item de avaliação terá peso idêntico, implicando que a nota dos alunos na disciplina seja a média aritmética simples das notas obtidas nas três avaliações.
OBJETIVOS: 1. Conceder aos alunos princípios de erudição e familiaridade relativos às temáticas clássicas e contemporâneas da História Antiga; 2. Habilitar os alunos à compreensão inicial de fontes primárias e introduzir a eles o método historiográfico indiciário; 3. Permitir aos alunos adquirir habilidades e competências relacionadas à produção de resenhas e elucidação de questões-problema com base na análise documental.
CRONOGRAMA:
05.03.2020: Primeira aula – Antigos e Modernos: sentidos de uma dicotomia.
12.03.2020: SEMANA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA.
19.03.2020: Segunda aula – Pré-História, Proto-História, História Antiga: (in)suficiências conceituais.
Texto para aula expositiva: GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Editora Contexto, 2013, pp. 07-46.
26.03.2020: Terceira aula – EXPOSIÇÕES MODELO DOS MONITORES DO CURSO.
02.04.2020: Quarta aula – Um modo de produção asiático?
Texto para aula expositiva: CARDOSO, Ciro Flamarion. Trabalho Compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1987, pp. 17-38.
Documentos para Discussão: “Fragmentos dos Textos dos Sarcófagos” e “Os trabalhadores do campo segundo um moralista da XII Dinastia”.
09.04.2020: Quinta aula – Transculturações na Mesopotâmia da Antiga Idade do Bronze.
Texto para aula expositiva: ROSSI, Luiz Alexandre. “Sumérios”. In. VVAA. As religiões que o mundo esqueceu. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
Documentos para Discussão: adaptações das narrativas épicas Gilgamesh e Enuma Elish.
16.04.2020: Sexta aula – Primórdios Indo-europeus.
Texto para aula expositiva: COULANGES, Fustel. A Cidade Antiga. Lisboa: Livraria Clássica editora, s/d, pp. 10-43.
Documentos para Discussão: Lei das XII Tábuas (c. 450 a.C.).
23.04.2020: Sétima aula – EXPOSIÇÃO DO ALUNO CONVIDADO GEORGE MARX SANTOS CARVALHO.
30.04.2020: Oitava aula – AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA EM SALA DE AULA
07.04.2020: Nona aula – O Egito e as transculturações do Mediterrâneo Antigo: África, Ásia e Europa.
Texto para aula expositiva: CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito Antigo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
Documentos para Discussão: Iconografia com as pinturas murais do Templo de Karnak e da Pirâmide de Quéfren (disponibilizadas pelo professor por e-mail).
14.04.2020: Décima aula – Mitos e Espiritualidades Transculturais: O Egito, os Hebreus e Nós.
Texto para aula expositiva: CLARK, T. Rundle. Símbolos e Mitos do Egito Antigo. São Paulo: Hemus, s/d, pp. 117-148.
Documento para Discussão: Hino a Aton, do faraó Akhenaton.
21.04.2020: Décima-primeira aula – Cidade, Cidadão, Cidadania: a Polis Grega e a Política.
Textos para aula expositiva:
- VEGETTI, Mario. Os saberes e as ciências na cidade grega. In: PRADEAU, Jean-François. História da Filosofia. Petrópolis: Editora Vozes e PUC-Rio, 2016.
- VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. São Paulo: Bertrand Brasil, 1992, pp. 34-57.
Documento para Discussão: A Constituição dos Atenienses (c. 445-420 a.C.) – Pseudo-Xenofonte.
28.04.2020: Décima-segunda aula - AULA COM O PROF. MS. RAFAEL DE SOUSA (Departamento de Filosofia da UEMA): Passagem da cultura mítica à Filosofia: rupturas e continuidades.
...