A Teoria Patrimonialista
Por: Nicolas1001 • 24/5/2015 • Artigo • 937 Palavras (4 Páginas) • 426 Visualizações
Classificação das Contas.
A Teoria Patrimonialista.
- Contas patrimoniais.
- Bens: Os bens são tudo que podem ser convertidos em dinheiro ou que possam ter algum valor econômico, sem utilizado no objetivo principal de seu dono, eles são as contas uteis capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas, os Bens, são classificados em: Bens Móveis, Bens Imóveis, Bens Tangíveis e Bens Intangíveis. Os bens fazem parte do Ativo (patrimônio bruto).
- Bens moveis: Os Bens moveis são passiveis de remoção sem causar dano, seja por força própria ou alheia, ou seja, eles são objetos palpáveis, reais, com um corpo físico, que não são presos ao chão ou no solo.
Ex: O dinheiro, automóveis, moveis, utensílios, maquinas, estoque, tudo o que possui movimento próprio ou que possa ser movido por outra coisa.
- Bens Imóveis: São considerados bens imóveis aqueles que não podem se locomover de seu lugar natural ou de origem, ( solo ou subsolo) sem destruição ou danos nos bens, ou seja, aqueles bens que para que posam se locomover, tenham que ser destruídos ou parse aumente danificados.
Ex: Arvores, prédios, terrenos, construções em geral, etc.
- Bens Tangíveis: Eles também são conhecidos como bens corpóreos e bens materiais, os bens tangíveis são aqueles que tem forma física e que podem ser tocados, pelas pessoas a sua volta, como caros, prédios, ou dinheiro em papel moeda.
- Bens Intangíveis: Eles também são conhecidos como bens incorpóreos e bens imateriais, os bens intangíveis, são aqueles que não possuem uma forma física e que não podem ser tocados por ninguém.
Ex.: nome comercial (marca), patente de invenção, ponto comercial, o domínio de internet, etc.
- Direitos: Os Direitos são os recursos que as empresas têm a receber e que gerarão benefícios no presente momento ou no futuro. É o poder de exigir alguma coisa ou algo que e seu direito. Por exemplo, pode ser o valor de que a empresa receberá de uma venda feita a prazo, ou seja, o comprador já levou a mercadoria, mas ainda não pagou, o que quer dizer que a empresa tem o direito de receber o valor decorrente efetuado na hora da compra. Ele faz parte do Ativo (patrimônio bruto).
EX: duplicatas a receber, salários a receber, aluguéis a receber, contas a receber, títulos a receber, etc.
- Obrigações: São divididas, valores a serem pagos a terceiros (empresa ou pessoa física). Fazem parte do passivo.
Quando um bem e comprado a prazo, ele começa a fazer parte do patrimônio a parti do momento em que o fornecedor o entregou ao seu cliente ou empresa. Como foi uma venda aprazo, a empresa tem uma obrigação de pagar o fornecedor, representada por uma conta a ser paga no valor do bem adquirido. Assim como aumenta de um lado o Ativo (bem) da empresa, de outro lado aumenta o Passivo (obrigação) da empresa.
Ex: Salários a pagar, aluguéis a pagar, contas a pagar, Fornecedores ou Duplicatas a pagar (referente a compra de mercadorias a prazo), impostos a pagar (ou impostos a recolher), etc.
Patrimônio líquido (PL): O patrimônio líquido faz parte do Passivo (obrigações) mas contém uma natureza especial, onde também fazem parte das obrigações os direitos dos acionistas, sócios ou titular da empresa individual em relação ao patrimônio da pessoa jurídica.
Representa aquilo que, de fato, a pessoa tem. Isto é, sua riqueza efetiva, o que lhe sobra depois de pagar todas as suas dívidas.
O Patrimônio Líquido é a diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma entidade em determinado momento, ou seja, se a empresa tem um Ativo (bens + direitos) e um Passivo (obrigações), o Patrimônio Líquido dessa entidade será a diferença entre os valores do ativo e do passivo.
| Sendo assim: |
[pic 1][pic 2]
- Contas de Resultados.
- Receita e Despesa.
Receitas: Receitas são os recursos que foram gerados feitos na venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porem nem todos eles são obtidos pelas vendas ou prestação de serviços, como por exemplo: aluguéis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.
...