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A Teoria da Computação Gráfica

Por:   •  30/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  136 Visualizações

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[pic 1]

Universidade Federal de Goiás
Instituto de Informática
Bacharelado em Sistemas de Informação
Plano de Ensino

Componente Curricular

Código Disc.

Nome

Carga Horária

INF0037

Computação Gráfica

Teórica

Prática

32

32

Professora: Deller James Ferreira

EMENTA DA DISCIPLINA

  1. Dispositivos gráficos de entrada e saída. Processadores de exibição gráfica. Teoria de cor. Transformações geométricas bidimensionais e tridimensionais. Transformações entre sistemas de coordenadas bidimensionais. Transformações de projeção paralela e perceptiva. Câmera virtual. Transformações entre sistemas de coordenadas tridimensionais. Rasterização bidimensional. Recorte e seleção bidimensional. Visualização tridimensional: iluminação, eliminação de linhas superfícies escondidas, modelos de tonalização (“shading”). Aplicação de texturas. O problema do serrilhado (aliasing). Percepção visual humana, amostragem, realce, filtragem, restauração de imagem, segmentação de imagem, compressão e comunicação de imagens. Noção de visão computacional e reconhecimento de padrões.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Objetivo geral

Fornecer uma visão conceitual dos problemas fundamentais da área de Computação Gráfica e suas soluções.

PROGRAMA

  • Transformações Geométricas 2D
  • Composição de Transformações e Mapeamento Windows/Viewport
  • Traçado de Círculos
  • Preenchimento de Polígonos
  • Clipping 2D
  • Transformações Geométricas 3D
  • Projeção Ortogonal e Perspectiva
  • Modelagem 3D
  • Eliminação de Superfícies Escondidas

LEGENDA DOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Legenda

Descrição

Objetivo

AEX

Aula teórica

Transmitir conhecimento utilizando quadro ou slides.

AP

Aula prática

Proporcionar ao aluno a aplicação prática do conteúdo ministrado em aula teórica.

ED

Estudo dirigido

Desenvolver a capacidade analítica, capacidade de síntese, de avaliação crítica e de análise.

OTR

Outros

Explicação dos trabalhos práticos para a professora

RE

Aula teórica com resolução de exercícios

Desenvolver o raciocínio lógico, criatividade e capacidade de abstração e a capacidade de identificar, analisar e projetar soluções de problemas.

SE

Seminários

Desenvolver o raciocínio lógico, criatividade, capacidade de abstração, capacidade para identificar, analisar, projetar soluções de problemas, a capacidade de comunicação oral e a capacidade de trabalhar em grupo.

TG

Trabalho em grupo

Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita. Capacidade de trabalhar em grupo.

FERRAMENTAS E RECURSOS PARA O ENSINO REMOTO

Fórum

Pode ser utilizado isolado ou associado a outras ferramentas em atividades dirigidas. Nele, os participantes podem expressar sua opinião. É uma ferramenta assíncrona. Sua utilização considera aspectos qualitativos e quantitativos.

Diário

Permite aos participantes postarem suas reflexões acerca de um tema e o relato, de modo assíncrono, do seu processo de aprendizagem. Possibilita a interação apenas entre estudante e professor-tutor.

Wiki

Ferramenta assíncrona de escrita colaborativa. Permite edição coletiva dos documentos e atualização dinâmica. É necessário estar articulada a outra ferramenta, como o fórum e o chat, para que os participantes possam organizar suas ideias e traçar suas metas.

Chat

Ferramenta de comunicação síncrona, exigindo que os participantes da discussão estejam conectados simultaneamente, de modo síncrono, para que o processo de comunicação seja efetuado; bate-papo por meio de aplicativos de instant message (exemplo: Whatts app, Telegram, Discord, etc.).

Lista de discussão

Ferramentas de comunicação assíncronas. Caracteriza-se pelo recebimento e envio de mensagens por e-mail.

Blog/ Videoblog

Páginas pessoais da Internet cujo mecanismo possibilita registrar e atualizar em ordem cronológica, opiniões, fatos, emoções, imagens, além de outros conteúdos que se queira disponibilizar;

Tarefa

Consiste na descrição ou no enunciado de uma atividade a ser desenvolvida pelo participante, de modo assíncrono, que pode ser enviada em formato digital ao servidor da plataforma e será verificada posteriormente pelo professor-tutor;

Aula remota

Aula (preleção, demonstração, orientação) mediada por ambiente virtual em que professor e estudantes participam de modo síncrono, contendo recursos de interatividade (áudio, vídeo e/ou chat). Exemplos: Google Meet, MS Teams, Zoom, BBB, Whereby, etc.)

Glossário

Ferramenta que permite criar e atualizar uma lista de definições como em um dicionário, de modo assíncrono.

Questionário

Ferramenta assíncrona de recepção de materiais, possibilitando ao estudante submeter arquivos digitais, para posterior avaliação e feedback do professor.

Podcast/ Videocast

Ato de difundir mensagens de áudio e/ou vídeo pela Internet (ou de modo listado) em servidores de vídeos (Youtube, SnapTube, etc.). Permite ao participante criar arquivos de áudio ou vídeo para publicação e/ou difusão de conhecimentos, episódios, demonstrações, etc.

Enquete online

Recurso de interação para obtenção de respostas acerca de um tema, pesquisa ou questão posta no modo síncrono.

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