A VIOLENCIA NAS ESCOLAS
Por: Acivaldo Santos costa • 28/4/2021 • Trabalho acadêmico • 411 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS (PE:TP)
POSTAGEM 1
ATIVIDADE 1 - TEXTO DISSERTATIVO
ACIVALDO DOS SANTOS DA COSTA
RA 0516544
LAURO DE FREITAS - BA
2021
Tornou-se práticas aos nossos ouvidos e visão os noticiários aos quais diz respeito às práticas de violências incontestáveis e inaceitáveis no ambiente escolar. Jamais os meios justificarão os fins para diversas situações absurdas que vivenciamos envolvendo alunos, professores e corpo administrativos no quesito violência na escola.
Aprovar alunos indisciplinados para se livrar do “problema” nada mais é que acumular e aumentar o dito problema. Faz-se necessário atacarmos a causa raiz, seja ela social, econômica, cultural, entre outros. Não podemos aceitar “empurrar com a barriga” um problema que futuramente cairá no colo de alguém, ou até no nosso mesmo.
A Pedagoga, Jussara Barros em um dos seus artigos no site Brasil Escola, foi feliz ao discorrer que faz-se necessário abrir esta discussão sobre o assunto violência nas escolas já nas séries iniciais com o objetivo de trazer esta reflexão para os alunos. Assim dividimos as nossas responsabilidades, respeito e empatia.
Matematicamente falando, em uma pesquisa realizada pelo sindicato dos professores de São Paulo no ano de 2017, mostrou-se que os casos divulgados sobre violências nas escolas são apenas partes do que realmente acontece. Casos subnotificados e que nunca viraram notícias amargam mais esta estatística.
O ECA é um estatuto que assim como todas as leis precisam ser revisadas e aprimoradas. Não podemos deixar brechas para que tenhamos opressor e oprimidos invertendo os papéis na visão dos observadores. A ideia de criminalização deveras ser branda e rígida ao mesmo tempo. Mas sem inverter os papéis e situações. Precisamos falar as mesmas línguas e termos um entendimento único a respeito do que é certo e/ou errado, de quem sofre agressão e/ou é o agressor.
O que não podemos nos permitir, é achar que situações corriqueiras de violências no ambiente escolar passem a ser rotinas normais aos nossos olhos e entendimento.
REFERÊNCIAS
Escola X Violência. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/escola-x-violencia.htm. Acesso em 24 de março de 2021.
Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em 24 de março de 2021.
Violência nas Escolas: as causas e possíveis soluções. Disponível em: https://barcelonasuperficies.com.br/blog/playground/violencia-nas-escolas-causas-e-solucoes/. Acesso em 24 de março de 2021.
...