A Violência contra os idosos
Por: Diego Matos • 25/5/2018 • Monografia • 411 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
A violência contra os idosos é um fenômeno evidente dentro do atual processo de envelhecimento populacional mundial. Percebe-se que a questão da violência contra os idosos é pouco considerada pela sociedade em geral;
O objetivo principal do projeto é fazer a sociedade refletir sobre o envelhecimento, porém com qualidade de vida, e o que ocorre são as práticas de violência contra as pessoas que muito fizeram por seus familiares e que não são reconhecidos. Mesmo com expectativas para um envelhecimento saudável e de qualidade, a sociedade idosa vem sofrendo discriminações, agressões físicas e verbais entre outras. Esse tipo de violência não deve ser visto como simples fato e sim como uma questão de aprendizado e comprometimento, garantindo ao idoso seu papel social, sua dignidade e respeito. Apresentamos uma reflexão sobre o tema da violência contra os idosos apoiada em artigos científicos publicados já que temos o objetivo de analisar a violência contra o idoso sob a perspectiva social.
Desde seu início, a função do espaço asilar não era promover a recuperação do indivíduo ali residente e incentivar sua volta ao convívio social mais amplo, como acontece nos hospitais, por exemplo. Era, e continua sendo, uma instituição depositaria tuteladora de indivíduos idosos, oferecendo apenas os cuidados suficientes às pessoas que estejam em seus últimos dias de vida.As novas formas de comportamentos veiculados pela mídia criam um novo estereótipo, de um idoso ativo, jovem, que de acordo com o DEBERT (1999B), rejeitam a própria ideia de velhice, ao considerar que a idade não é um marcador pertinente da definição das experiências. Se anteriormente os idosos eram homogeneizados por uma visão de invalidez e perdas, hoje são a imagem de um idoso ativo,saudável, em busca de atividades de lazer. Ambas as imagens afastam o idoso do lazer, a primeira por desconsiderar as potencialidades da pessoa idosa e a segunda por negar a velhice, trazendo novas formas de comportamento com as quais os idosos não se identificam.
Estas formas de comportamento trazem como plano de fundo a melhoria da qualidade de vida dos idosos, contudo, na realidade têm como objetivo abusca de soluções para alguns dos problemas encontrados em nossa sociedade e buscam atender a um novo mercado em expansão; a indústria do rejuvenescimento.
O acesso aos espaços e às condições de lazer são outros fatores limitantes. Ainda que o lazer, a partir da Constituição de 1988, passou a ser direito de todos os cidadãos brasileiros e uma das obrigações do Estado. Porém o acesso dessa...
Ler documento completo
...