A Visão Do Trabalhador
Pesquisas Acadêmicas: A Visão Do Trabalhador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ualassi • 12/11/2014 • 236 Palavras (1 Páginas) • 673 Visualizações
A evolução do papel do trabalhador nas teorias organizacionais
Na teoria das Organizações o trabalhador é valorizado dentro das condições criadas no seu empenho para a satisfação no seu trabalho a partir do seu perfil motivacional que é estabelecida de forma espontânea, tal comportamento é direcionado através das metas estabelecidas por cada individuo para atingir seus objetivos. Partindo para uma pesquisa critica e ideológica presente no texto “A visão criticade Trabalhador na Teoria das Organizações : uma abordagem critica” de Ana Cristina e Miguel Eduardo, na qual engloba:
Apresenta como resultados: (i) o trabalhador como indivíduo ignorante e legalmente dominado, na abordagem clássica; (ii) o trabalhador como indivíduo apoliticamente comportado, na abordagem humanista; (iii) o trabalhador como indivíduo funcionalmente ajustado, na perspectiva sistêmica; e (iv) o trabalhador como indivíduo subjetivamente cooptado, sob o paradigma da flexibilidade. (P.1)
No que diz respeito a abordagem clássica em que o trabalhador é colocado como individuo ignorante e dominado “tratavam dos aspectos operacionais ligados à realização do trabalho e ao gerenciamento do fazer do trabalhador, bem como as contribuições teóricas ligadas aos aspectos organizativos, isto é, às dimensões estruturais e formais das organizações.” ( P.2). Assim o trabalhador passa a perder o direito de controle sobre seu trabalho.
Taylor ao relacionar o trabalhador com seu conhecimento dentro do trabalho aponta para a necessidade do entendimento, ação e a tomada de iniciativa para o desenvolvimento do seu trabalho.
...