A abolição da escravidão e a proclamação da República no Brasil
Tese: A abolição da escravidão e a proclamação da República no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marieleoliveira • 26/3/2014 • Tese • 262 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
INTRODUÇÃO
Durante a abolição da escravatura e a proclamação da República, surgiu o sindicalismo no Brasil.
Qualquer pessoa pode-se filiar ao sindicalismo sem distinção de qualquer espécie, também podem constituir sem autorização prévia do Estado, organizações de sua escolha, também filiando a essas organizações, desde que esteja de acordo com o estatuto (art. 2º OIT).
De acordo com art. 8º da Constituição Federal, ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter- se filiado a sindicato.
O sindicalismo tem como objetivo ampliar as condições dos trabalhadores.
1-CONCEITO
É a maneira como os trabalhadores e empregadores se associam e constituem para proteger seus interesses, em número por eles escolhidos, sem sofrer nenhuma interferência ou intervenção do Estado, ou seja, é um direito que os trabalhadores e os empregadores se unem, livremente a um sindicato. De acordo com o art. 511 da CLT, os interesses profissionais ou econômicos serão assim dos empregados, dos empregadores e dos trabalhadores autônomos.
O sindicalismo nasceu nas corporações de ofício na Europa Medieval.
2-CLASSIFICAÇÃO
A liberdade sindical se classifica em dois tipos: a liberdade positiva e liberdade negativa.
Liberdade positiva: qualquer pessoa pode-se filiar ao sindicato.
Liberdade negativa: qualquer pessoa tem a liberdade de não se filiar ao sindicato associado, tem o livre arbítrio de deixar o sindicato.
3 – AUTONOMIA SINDICAL
Para ter autonomia sindical é necessário o desempenho do grupo organizado e não particularmente de cada indivíduo.
CONCLUSÃO
Em virtude dos fatos mencionados, podemos dizer que o sindicalismo veio beneficiar os trabalhadores em seu meio de trabalho, assegurando-lhes o direito de manifestar suas vontades, suas escolhas, expondo suas idéias, lutando por melhorias de remuneração salarial e qualidade de vida do grupo integrante.
...