A criação de riqueza e bem-estar
Tese: A criação de riqueza e bem-estar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daning • 10/11/2013 • Tese • 869 Palavras (4 Páginas) • 226 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
A criação de riquezas e o bem-estar das pessoas dependem de administradores capacitados e bem preparados para lidarem com os problemas cotidianos. Para isso, a Administração não pode ser encarada como uma ciência ou uma profissão, como afirma Mintzberg “ela permanece ligada diretamente nas práticas da vida diária.
As atividades do executivo são caracterizadas pela brevidade, variedade e fragmentação em consequência de ser um respondente, em tempo real, das pressões do cargo. A variedade de tarefas e a preferência pelo contato verbal intensificam as relações interpessoais quem formam uma organização informal de transmissão de informações que alimenta a decisão executiva.
O administrador desempenha vários papeis na organização. Um papel é um conjunto de expectativas de cada organização a respeito do comportamento de uma pessoa . Cada papel representa atividades que as pessoas realizam para cumprir seu trabalho. Esses papeis são divididos em três categorias:
• Papel Interpessoal: relações com outras pessoas.
• Papel Informacional: atividades usadas para manter e desenvolver uma rede de informações.
• Papel Decisório: envolve todas as situações que o administrador deve fazer uma escolha ou opção e tomar uma decisão.
O estudo empírico do comportamento é insuficiente para explicar as funções administrativas se não forem levantadas às escolhas disponíveis ao ocupante do cargo. Quando é medido o comportamento, a atividade de ronda pela fábrica é indiferente para o executivo que vai motivar seus funcionários ou aquele
que busca encontrar melhorias. O processo de resolução de problemas é formado por um conjunto de passos que guia a análise do executivo de forma a concentrar sua atenção no funcionamento organizacional.
Ao esboçar a organização como um sistema aberto fica estabelecido
o seguinte: a organização é um todo; a organização é um conjunto de partes em constantes inter-relacionamentos; a organização é orientada para finalidades; a organização está em interdependência com o ambiente.
Um dos fatores que influenciam no desempenho e no bom funcionamento de uma organização é a eficiência operacional, pois ela proporciona avanços em produtos e serviços diferentes no mercado.
Este é um grande desafio para o administrador, pois a competitividade e as mudanças externas exigem cada vez mais que as empresas estendam rapidamente o seu aprendizado e o aperfeiçoamento de técnicas e habilidades de seus funcionários. Porem muitos gestores e executivos ainda não sabem como lidar com mudanças tão rápidas. Tendo em vista esse desafio, uma saída é a gestão baseada na Aprendizagem Organizacional, que é um novo tipo de gestão organizacional, onde os conceitos de aprendizagem continua são desenvolvidos de forma sistêmica.
Senge(1990), desenvolveu um trabalho que representou uma nova roupagem sobre o modo se ver as empresas e sua capacidade de criar resultados desejados no meio em que esta inserida. Para isso, ele apresentou um conjunto de cinco disciplinas que são desenvolvidas na organização e visam estimular a criatividade, o trabalho em equipe, a habilidade para enfrentar desafios e adapta-se as continuas mudanças: São elas:
• Dominio Pessoal: a busca pelo domínio pessoal consiste na compreensão de paradigmas, a atitude e o comportamento humano derivam da forma como veem o mundo, e isso representa sua forma de agir e pensar.
• Modelos Mentais: determinam não somente a forma como entendemos o mundo, mas também como agimos. Também é caracterizado pela capacidade de trazer à tona as imagens internas pessoais sobre o funcionamento do mundo.
• Visão Compartilhada: o resultado econômico é consequência da adoção de atitudes corretas.
...