A desindustrialização ocorreu no BRASIL?
Relatório de pesquisa: A desindustrialização ocorreu no BRASIL?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deda15 • 19/1/2015 • Relatório de pesquisa • 441 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Ocorreu Desindustrialização no BRASIL?
• Observações Gerais:
A Desindustrialização tem um significado conotativo negativo.
Consequência normal do processo de Desenvolvimento Econômico. Primeiro cai á participação da agropecuária no PIB e em segundo o setor serviços que ganha espaço e a indústria perde peso.
No Brasil um retrocesso muito grande no PIB, este processo iniciou em 1980 com a queda da participação da indústria.
O Brasil não vem conseguindo acompanhar a evolução dos países emergentes podemos entender isso como desindustrialização relativa.
Entre 1990 e 2003, quanto Brasil crescia 1,6 %, países como China alcançava 11,7 %, 7,4%.
Para que a economia do Brasil volte a ter um crescimento acelerado, precisará de uma Reindustrialização, ou seja, resgatar a indústria como indutora de Crescimento.
• Contexto Macroeconômico
Após uma longa convivência com altas taxas de inflação e restrições as importações devidas á crise econômica, na década de 1990 o Brasil iniciou um processo de abertura de importações e passou ter maior estabilidade de preços.
Em paralelo ao processo de abertura, foram adotadas medidas cujo objetivo era criar um ambiente econômico mais estável.
• Evolução dos Setores
O impacto do cenário macroeconômico dos anos 1990 na estrutura produtiva pode ser avaliado através das mudanças de participação dos setores de atividade no valor adicionado e no emprego total da economia.
Gráficos (Atenção no slide)
• Estrutura e Desempenho das Atividades Industriais
Entre 1991 á 2003 o valor adicionado da indústria de transformação tornou-se mais concentrada.
Os maiores aumentos de participação ocorreram em siderurgia, fabricação e manutenção de máquinas e tratores, refino de petróleo e indústria petroquímica.
Três setores se destacaram por aumentar sua participação no emprego de 1991 á 2003: fabricação e manutenção de máquina e tratores, serrarias e fabricação de artigos de madeiras e mobiliária.
Dentre os setores que perderam participação, a indústria teve o maior recuo, um sinal que neste caso é provável a ocorrência de um processo de desindustrialização.
Gráficos (Atenção no slide)
• Produtividade e Emprego na Indústria de Transformação
Na primeira década, a produtividade cresceu junto com o aumento do produto e do emprego.
Esse período foi caracterizado por uma forte expansão do setor industrial.
A estagnação da economia que seguiu e perdurou nos anos 1980 implicou estagnação também da produtividade, com expansões praticamente nulas do produto e do emprego.
A recuperação da produtividade industrial nos anos 1990 ocorreu
...