A importância do profissional de educação física durante a pandemia
Por: cgreice • 6/5/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 643 Palavras (3 Páginas) • 95 Visualizações
Nas ultimas décadas podemos observar a importância a alguma prática corporal tem a relação direta quando relacionada à qualidade de vida de qualquer individuo que a pratique. Essas práticas têm como objetivo a melhora significativa na saúde tanto como prevenção quanto na manutenção da mesma. Sabemos que a atividade é prescrita para inúmeras doenças. (Pedersen & Saltin, 2006). A atividade física representa uma pedra angular na prevenção primária de pelo menos 35 condições crônicas (Booth et al., 2012)
No entanto, nas últimas duas décadas, um conhecimento considerável foi acumulado sobre a importância do exercício como o tratamento de primeira linha de várias doenças crônicas. Hoje o exercício físico tem um papel como medicamento em doenças que não se manifestam principalmente como distúrbios do aparelho locomotor, assim como, combate o ganho de peso, aumentam a imunidade, reduzem a ansiedade e ainda têm um papel essencial no controle das doenças crônicas.
No final ano de 2019 o mundo sofreu com um novo tipo de vírus e ainda sofre no ano de 2020 pela pandemia COVID 19, onde tal doença acarreta malefícios às pessoas, e na maioria dos casos extremos levam a morte. Umas das medidas de prevenção realizadas ao combate ao vírus foi o isolamento social para evitar a disseminação da doença. Até o dia 4 de julho de 2020, no Brasil registrava-se 1.543.341 de casos confirmados de Covid-19 e mais de 63 mil mortes. É um cenário que exigiu mudanças e todo um esforço da sociedade devido ao fácil contágio da doença, porque muitos casos do novo corona vírus são assintomáticos, aumentando as chances da transmissão por pessoas que consideram estar sadias.
Em relação a esta problemática, diversas secretarias municipais e estaduais de saúde restringiram através de leis propondo o fechamento dos diversos espaços destinados a prática da atividade física. Além disto, o Ministério da Saúde elaborou um manual com diversas ações para evitar a disseminação da doença, além de tomar decisões sugerindo o isolamento social recomendando que as pessoas permanecessem em suas casas. Todas essas medidas fizeram com que a população brasileira passasse a ter dificuldades para a prática de atividade física.
Dentro de todos esses acontecimentos outros fatores relacionados à saúde foram afetados, por exemplo, o estado psicológico dos indivíduos. Desta maneira dentro de estudos foram exibidos os benefícios que as práticas corporais podem trazer aos indivíduos nesse momento, segundo (SILVA-FILHO et al., 2020), as práticas que podem ser realizadas em casa devem fazer parte de uma rotina para melhorar a capacidade cardiorrespiratória para diminuir a possibilidade de problemas respiratórios crônicos. No Período pandêmico, um profissional de educação física pode ser requisitado para dar aulas remotamente pela internet para que os exercícios sejam realizados corretamente.
A prática de exercícios físicos regulares que possam minimizar o surgimento de problemas que afetam diretamente o comportamento das pessoas deve ser incentivado, durante o isolamento social em período pandêmico (SILVA-FILHO et al., 2020). Além da distância social, o período de isolamento pode gerar diversos prejuízos emocionais, físicos e psicológicos como o estresse e a ansiedade que pode interferir diretamente na qualidade de vida. Desta forma a prática corporal vem como um fator essencial ao combate aos prejuízos causados tanto físicos quanto mentais.
...