A importância da solidariedade na sociedade
Resenha: A importância da solidariedade na sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wevleymaia • 17/4/2014 • Resenha • 715 Palavras (3 Páginas) • 898 Visualizações
Importância da solidariedade na sociedade
A solidariedade é um dos fatores que movem os voluntários, contendo alguns aspectos que conferem grande importância a tal sentimento.
Estender a mão, ajudar ao próximo e colaborar com os necessitados sem querer nada em troca. Estas são algumas das atitudes das pessoas solidárias, que se preocupam com o próximo.
A solidariedade é algo muito importante para a nossa sociedade, pois quando ela está presente em nossas vidas, muitas coisas começam a melhorar e a principal delas é a forma com a qual passamos a enxergar nossa vida. Quando procuramos ajudar alguma pessoa que esteja necessitada, passamos a ver que muitos dependem somente da gente para que as melhorias realmente aconteçam. Por isso, graças a inúmeras pessoas solidárias, que realmente se preocupam com o próximo, a solidariedade faz parte de nossa sociedade.
Podemos presenciar várias campanhas que, a todo o momento, são lançadas como, por exemplo, campanhas de agasalhos, de alimentos para aquelas famílias que perdem tudo nos desastres e campanhas para ajudar os necessitados. Especialmente na televisão, é possível conferirmos estas campanhas sendo realizadas em grandes partes do mundo. De modo absolutamente feliz, grande parte das campanhas faz sempre o maior sucesso frente às pessoas. De modo obvio, nem todos os seres humanos se preocupam com o próximo, pois existem algumas pessoas que somente se preocupam com seu bem-estar; porém, não devemos agir como a grande maioria.
Se a solidariedade é importante para a sociedade, todos devem agir de acordo com seus princípios; ou seja, transmitir o bem, ajudar ao próximo sempre que possível, estender a mão e procurar somente ajudar, sem que haja algo em troca.
Portanto, a importância da solidariedade na sociedade realmente é imensurável, e todos nós deveriamos buscar ser mais solidários. Para ser solidário não é preciso muito: as vezes ao nosso redor podemos realizar várias atitudes solidárias, que serão muito úteis a nossa própria sociedade. Quando ações bonitas são realizadas, certamente será possível viver numa sociedade muito mais humana.
www.zun.com.br
Solidariedade social
A palavra “solidariedade” é derivada do termo “obligatio in solidum”, que no direito romano expressava, primitivamente, a obrigação comunitária, ou seja, as responsabilidades que o indivíduo tinha em relação a uma coletividade à qual pertencia e de cuja manutenção se beneficiava, como a família. Assim, a solidariedade social subentende, a princípio, a ideia de que seus praticantes sintam-se integrantes de uma mesma comunidade e, portanto, sintam-se interdependentes.1
Há importantes estudos sociológicos realizados pelo francês Émile Durkheim (1858-1917), em sua obra intitulada Da Divisão do Trabalho Social. Sua tese é de que a sociedade era mantida coesa por duas forças de unidade. Uma em relação a pontos de vista semelhantes compartilhados pelas pessoas, por exemplo, valores e crenças religiosas, o que ele denominou de solidariedade mecânica. A outra é representada pela divisão do trabalho em profissões especializadas, que foi denominada de solidariedade orgânica.
Solidariedade mecânica
2
...