A negociação no Grupo Indaiá Logística: A empresa Indaiá Logística
Por: Alex1982 • 18/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 611 Palavras (3 Páginas) • 173 Visualizações
A negociação no Grupo Indaiá Logística:
A empresa Indaiá Logística tem um grande número de importação e exportação, por sua vez possui grandes parceiras com vários clientes, tornando-se a responsável por todos os processos de importação e exportação dos produtos e/ou serviços de seus clientes, e isto é resultado de um trabalho árduo e amigável, para evitar algum tipo de falhar em suas negociações.
Após a fabricação dos produtos dos seus clientes, inicia-se junto ao setor comercial da empresa Indaiá Logística o processo de negociação, onde previamente serão negociadas as formas de armazenamento e transporte dos produtos. A partir daí a empresa Indaiá Logística conta com colaboradores preparados para atender as necessidades de seus clientes impostas no processo de negociação, buscando sempre determinar como será realizada a importação e exportação de seu cliente, atingindo um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades, chegando, portanto, a um acordo pleno e seguro que atenda ambas as partes.
A abordagem junto ao cliente é uma característica positiva que firma a aliança duradoura entre seus clientes, que traz confiança e uma relação de negócios agradável entre as empresas utilizando a negociação distributiva entre ambas.
Para a importação, durante a negociação a Indaiá Logística, identifica as melhores condições comerciais, se o produto ou serviço importador é permitido no país de destino ou se a mesma possui alguma exigência administrativa, verifica a viabilidade da importação, faz todo um levantamento do custo da importação, qual o tipo de modal será utilizado para realizar a importação, negocia a operação, verificar se o produto e/ou serviço está pronto para ser embarcado pelo exportador no exterior, autoriza o embarque do produto e/ou serviço.
Para a exportação, durante a negociação a Indaiá Logistica, também identifica as melhores condições comerciais, enquadra a exportação às normas nacionais e internacionais, prepara o preço pelo INCOTERM (International Commercial Terms) que o importador solicitar, verifica as condições de preço, forma de pagamento, entrega, embalagem, emiti e envia a fatura Pro Forma para o importador analisar e confirmar o negócio e verifica qual o tipo de modal será utilizado, negocia a operação.
Seu principal foco é atender rigorosamente os requisitos acordados junto ao seu cliente, como: prazos de entrega, qualidade nos serviços prestados, como comercial, administração de pedidos, o desembaraço aduaneiro, logística, transporte.
Para melhor comunicação entre empresa e seus clientes, a Indaiá Logística trabalha com seu próprio sistema MYINDAIA, onde seus clientes tem acesso a diversas funcionalidades para o acompanhamento de seus processo, podendo assim, caso haja necessidade está questionando a empresa sobre tais informações, prazos, etc.
Satisfação de ambos os lados envolvidos na negociação
O grupo utiliza as técnicas de negociação na empresa em ocasiões para negociar internamente e externamente junto aos seus clientes. Diferentemente dos procedimentos do passado em que o negociador visava atender as próprias necessidades, sem se preocupar com o outro lado envolvido na negociação, o Grupo Indaiá Logística, busca sempre atender as necessidades de seu cliente, modernamente é fundamental satisfazer a ambos os lados e suprir as suas necessidades básicas.
A mentalidade, em geral era de se levar vantagem e de não se preocupar em atender as reivindicações do outro lado. Com o tempo, foi-se percebendo que uma negociação desse tipo, caracterizada pelos principais fatores da área como: negociação ganha-perde (onde que para um ganhar, a outra parte necessariamente teria que perder) haveria poucas condições de se manter em médio prazo, bem como, não o levaria a novas negociações, pois a parte prejudicada evitaria qualquer tipo de contato com a outra parte envolvida, para não ser novamente lesada. Além disso, seria uma negociação que não contribuiria para criar e manter um relacionamento futuro entre as parte, ao contrário, poderia contribuir para afetar negativamente ou destruir um relacionamento já existente.
...