A netnografia como método de pesquisa em Ciência da Informação
Por: Rafaelakarolin17 • 12/5/2021 • Abstract • 757 Palavras (4 Páginas) • 153 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
DOCENTE: PROF. DR. EDVALDO CARVALHO ALVES
DISCENTES: Luciana Dantas de Medeiros/ Rafaela Karoline G. de Moura
CORRÊA, Maurício de Vargas; ROZADOS, Helen Beatriz Frota. A netnografia como método de pesquisa em Ciência da Informação. Encontros biblios. v. 42, n. 29, p. 1-18, mai./ago. 2017.
A netnografia é uma adaptação da pesquisa etnográfica, que permite o estudo de objetos, fenômenos e culturas oriundas do ciberespaço a partir o uso das TIC´s. Objetivamente este método adapta as técnicas, procedimentos e padrões metodológicos da etnografia para o estudo das comunidades e culturas emergentes da Internet.
Para um melhor entendimento sobre a netnografia é necessário ter uma noção do que seja a etnografia, e este termo é descrito por Aguirre Baztán (1995 apud CORRÊA; ROZADOS, 2017) como sendo uma "disciplina que estuda e descreve a cultura de uma comunidade a partir da observação participante e da análise dos dados observados". Os autores também conceituam a etnografia como sendo o trabalho de campo (processo) e a monografia etnográfica (produto) produzida a partir do estudo.
A netnografia tem origem a partir do surgimento das comunidades virtuais, online ou eletrônicas, utilizando-se do computador como fonte de dados para a compreensão e representação etnográficas dos fenômenos culturais e comunais.
Observa-se que foi no campo da Ciência da Informação que a netnografia foi utilizada pela primeira, quando se fazia um estudo de usuários para implantação de uma biblioteca digital da Universidade de Illinois.
Para Kozinets (2010 apud CORRÊA; ROZADOS, 2017) a netnografia se assemelha-se a etnografia pelas seguintes características: é naturalista, imersiva, descritiva, multimétodos e adaptável. Porém, difere da etnografia no seu objeto de estudo, já que não trata as comunicações realizadas no ambiente digital como conteúdo, mas como interações sociais, expressões carregadas de significado e artefatos culturais. Considera além das palavras usadas na interações sociais, os elementos do fórum, as características dos interlocutores, a linguagem, a história, os significados e o tipo de interação realizada.
Para Pereira (2005 apud CORRÊA; ROZADOS, 2017), a diferença da etnografia da netnografia está na intangibilidade do objeto de estudo da netnografia devido a temporalidade instantânea da internet. Outra diferença encontrada por Pereira (2005) consiste nos dados compartilhados via internet, que pode ser de natureza pública e privada, exigindo dos pesquisadores a ética no compartilhamento dos dados. Pereira (2005) também menciona que os atos comunicativos dos indivíduos e os dados de notas de campo consistem mais uma diferença da netnografia para a etnografia.
Os primeiros estudos no Brasil sobre netnografia foram as pesquisas de Pereira (2005), Rocha e Montardo (2005) e Montardo e Passerino (2006). Identifica os seguintes temas utilizados em pesquisas netnográficas na ciência da informação, a saber: estudos de usuários no ambiente virtual; comportamento do consumidor de tecnologias inovadoras; mediação de informações sobre leitura em comunidades virtuais; ética da informação nas redes sociais virtuais; participação do cidadão nas ações governamentais através da Internet e comportamento informacional em comunidades virtuais.
...