A postura profissional é um dos aspectos mais observados nos profissionais
Por: rafael_lima16 • 2/2/2017 • Trabalho acadêmico • 3.825 Palavras (16 Páginas) • 352 Visualizações
A postura profissional é um dos aspectos mais observados nos profissionais. Muitas pessoas simplesmente não sabem como se comportar no ambiente de trabalho, e por isso acabam até perdendo o emprego.
Nesta aula, serão abordados diversos aspectos que devem ser observados para uma postura profissional adequada, que consequentemente resultará em uma boa imagem profissional.
A forma de falar
Deve-se evitar falar alto ou baixo demais. Os dois extremos são desagradáveis para quem escuta o que está sendo falado. Gargalhadas e uma comunicação exagerada também não são comportamentos adequados no ambiente de trabalho.
O ideal é usar um tom de voz tranquilo para falar com as pessoas, e quando for preciso chamar alguém, a recomendação é aproximar-se da pessoa e não a chamar aos gritos. É preciso evitar ainda ser arrogante ao aproximar-se de alguém, e jamais deixar de cumprimentar todas as pessoas que tiver contato no ambiente de trabalho, independente do cargo ocupado ou condição hierárquica.
A vestimenta
Para o homem:
Ao usar terno no ambiente de trabalho, a preferência é por tons escuros (como o azul marinho). Ao comprar um terno, deve-se verificar o tipo, a qualidade do tecido, o caimento do paletó (ombros e mangas) e das calças (comprimento). Se necessário, devem ser feitos ajustes.
O uso de blazer com calça social é uma opção caso o ambiente de trabalho não seja tão formal ou se o profissional não tiver contato direto com clientes. As camisas devem combinar com o terno e gravata. Assim, gravatas com qualquer estampa devem ser combinadas com camisas lisas, e camisas escuras combinam com gravatas mais claras. Deve-se evitar o uso de camisa xadrez e é preciso atenção com os colarinhos. Existe o colarinho italiano, que é menor em mais aberto, e o americano, que é maior. Nos dois casos, o nó da gravata deve ficar harmonizado e preencher o espaço entre as duas golas da camisa.
Não é preciso que as camisas sejam apenas brancas, mas os tons coloridos devem ser utilizados de forma cuidadosa, sempre combinando gravata e terno. As camisas claras e de manga longa são as mais clássicas.
Acessórios:
O uso de brincos e correntes deve ser evitado no ambiente de trabalho tradicional. Aliança e anéis são permitidos desde que sejam discretos. Algumas profissões têm como norma de segurança impedir o uso de qualquer tipo de adorno. Já os óculos de sol devem ser utilizados apenas para o ambiente externo, e retirados ao se falar com alguém.
Sapatos
Com terno, são utilizados sapatos sociais com ou sem cadarço. A dica é investir em peças de couro de boa qualidade, com solado macio e modelos tradicionais. Sandálias, chinelos e tênis são usados apenas para momentos que não envolvem o trabalho.
Gravatas
Devem ser evitadas as gravatas de estampa chamativa, personagens e crochê. Recomenda-se o uso de gravatas que possam combinar com as peças já existentes no guarda roupa, variando as cores conforme os diferentes momentos.
Cintos
Deve-se utilizar um cinto em bom estado, de preferência de couro e com fivela tradicional. É possível alternar as cores do cinto entre preto e marrom.
Pastas
Assim como um par de sapatos desgastado é deselegante, uma pasta inadequada pode causar uma péssima impressão. Deve-se escolher uma pasta de couro (preferencialmente) e mantê-la organizada.
Relógios
O relógio é um acessório indispensável. Nas situações formais, deve ser clássico e de boa qualidade. Hoje, existem muitas falsificações de relógios de grife que até enganam aqueles que não são conhecedores. No entanto, muitos líderes empresariais sabem distinguir uma falsificação do original, o que pode causar uma situação constrangedora no ambiente de trabalho.
Cabelos e barba
Os cabelos devem estar aparados e penteados, e o gel para fixação deve ser usado com cautela, sem exagerar nos topetes, considerando que o ambiente de trabalho tradicional exige um visual mais adequado.
Ao optar por manter uma barba ou bigode, é importante tomar diversos cuidados, como apará-los, não exagerar no volume e ter mais atenção quanto à higiene.
Profissionais que trabalham uniformizados em instituições de saúde, especialmente nos cargos de chefia, devem optar pela calça e camisa social com gravata sob o jaleco. O uso do branco depende da política institucional, e o jaleco deve ser utilizado apenas no local de trabalho, conforme determinação das normas regulamentadoras de saúde.
Para a mulher
Os trajes para as mulheres são mais variados se comparados às vestimentas masculinas, mas também possuem regras de uso. As mulheres podem usar tailleurs [os terninhos] compostos de blazer e saia [ou calça] e os vestidos de corte clássico.
O tailleur deve ser ajustado ao corpo com folga, evitando que fiquem apertados e colados ao corpo. Esta regra serve para todas as roupas. No ambiente de trabalho, roupas decotadas, cavadas, com alças, transparentes, justas, muito curtas e com fendas ou aberturas não devem ser utilizadas, bem como calças ou saias de cintura baixa e que mostrem parte da barriga. O segredo é ser discreta, tanto nas cores como nas estampas. Muitas pessoas confundem a discrição e cores menos chamativas com um visual triste.
É importante perceber então que os acessórios bem escolhidos darão o charme e o requinte para o traje de trabalho. A escolha dos tecidos e cores é bastante importante, pois tecidos que amassam fácil ou de difícil secagem não são práticos.
Não devem ser usados (as):
Lingerie aparecendo [inclusive alça de sutiã], saltos altíssimos, bainhas malfeitas, roupas manchadas ou amassadas, muita maquiagem, cabelos despenteados, unhas muito longas, perfume demais, meias desfiadas, excesso de bijuterias e roupas que “marquem” as formas.
Acessórios:
Sapatos, bolsas, joias
No ambiente de negócios mais tradicional, as mulheres devem evitar o uso de sandálias totalmente abertas. A prioridade é usar o sapato fechado, com salto médio. Deve-se evitar saltos muito altos e sapatos exóticos. O uso de “rasteiras” não é apropriado para compor um tailleur, portanto ela deve ser usada fora do ambiente de trabalho formal.
A bolsa deve complementar o conjunto, ter um bom acabamento e tamanho equilibrado: nem minúscula, nem um “sacolão” exagerado. Muitas pessoas com recursos investem em uma boa bolsa de “grife”, mas isto não é necessário se a escolha for por um artigo discreto e de boa qualidade. Deve-se evitar o uso exagerado de adereços e optar por cores neutras escuras ou mais claras, dependendo da estação do ano.
Os acessórios utilizados devem estar em quantidade e tamanho adequados. A regra “menos é mais” pode ser aplicada neste caso. Assim, brincos, anéis, pulseiras e colares nem sempre devem ser utilizados todos ao mesmo tempo, evitando um visual com excessos. O tamanho das peças também é importante, pois um adereço que parece lindo em um momento social, pode não cair tão bem no ambiente de trabalho.
...