A questão do poder no ambiente da gestão universitária: uma investigação empírica
Artigo: A questão do poder no ambiente da gestão universitária: uma investigação empírica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: salvino • 14/5/2014 • Artigo • 326 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
A QUESTÃO DO PODER NO AMBIENTE DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA
Francisco Isidro Pereira
RESUMO
As organizações existem nos setores público e privado, com fins lucrativos ou não, em situações de trabalho voluntário e trabalho por dinheiro. Cada um desses tipos de organização difere em termos de objetivo, quadro de pessoal e outras variáveis, mas os problemas de poder organizacional e muitas vezes da própria sobrevivência individual estão presentes em cada uma delas. No âmbito da gestão universitária o poder continua formatando um fenômeno intrigante, complexo e camuflante. Com intuito de fornecer suporte empírico ao escopo da pesquisa, tomou-se como objeto de estudo a Universidade Federal de Roraima (UFRR), por exatamente fazer parte de sua paisagem organizacional um verdadeiro campo de batalha na sua estrutura de comando. A técnica da observação participante permitiu o acompanhamento de processos e eventos,apreendendo-se o cotidiano de decisões e ações administrativas presentes em comportamentos e atitudes do conjunto de atores envolvidos no cenário da realidade estudada. Todo o conjunto de informações registradas leva a conformar as contingências como dotadas de poder e não as pessoas.
INTRODUÇÃO
O poder é um fenômeno intrigante, complexo e camuflante. Ao se adentrar nos capilares das sociedades, deduz-se quão metamorfósico se perfila. O fenômeno do poder se delineia tão dinâmico que parece impossível mapear suas relações. Sua amplitude conceitual sinaliza pouco provável nas fronteiras de uma investigação. Mas conforme FARIA (2003) o pesquisador deve buscar a compreensão do poder por meio da observação e da análise das múltiplas manifestações desse poder, atentando para as vozes dos diferentes atores organizacionais.
...