A Ética e Responsabilidade Social
Por: moesio38 • 26/11/2019 • Resenha • 760 Palavras (4 Páginas) • 6.521 Visualizações
RESENHA IBF
Nome: MOÉSIO DOS SANTOS SOARES-COD 551650
Curso: GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
Disciplina: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Descrição da obra: O texto “Ética e responsabilidade social”, de autoria do professor Mestre Oswaldo Oliveira Santos Junior, aborda aspectos sobre a responsabilidade social empresarial e sua relação com a ética.
O presente trabalho destina-se a analisar aspectos gerais sobre o aludido texto, valorando-o de forma subjetiva, a fim de elencar os seus pontos positivos e negativos. Atualmente, tem-se discutido com muita frequência sobre a ética e responsabilidade social, envolvendo a sociedade, funcionários e clientes. A preocupação com os princípios éticos e valores morais é necessária para que se estabeleça critérios e parâmetros adequados para atividades empresariais socialmente responsáveis. Hodiernamente, as organizações precisam atentar-se não só em relação à suas responsabilidades econômicas e legais, como também em suas responsabilidades éticas, morais e sociais. Sabe-se que as grandes transformações sociais foram realizadas por grupos comprometidos com os valores éticos e motivados pela utopia da justiça social, e que os mesmos continuam fazendo toda diferença no mundo, por serem responsáveis e criativos.
Em primeira análise, pode-se conceituar a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como a característica inerente àquelas empresas que se mostram preocupadas com o desenvolvimento social e econômico do país. Historicamente podemos situar esse movimento, no Brasil, no contexto do avanço das políticas neoliberais nos anos 1990. Existe hoje no Brasil um farto material documentado revelando essa relação entre ditadura e organizações empresariais.
Nesse sentido, sabe-se que as empresas não possuem valores humanos e éticos, em razão da sua condição de pessoa jurídica, mas as pessoas que a dirigem possuem. À vista disso, muitas vezes as empresas são dirigidas em oposição aos valores éticos presentes na sociedade. Tais valores são entendidos como padrões pré-estabelecidos pela sociedade, com a finalidade de tornar a convivência humanitária pacífica e sem divergências.
Além disso, os padrões de uma sociedade são aqueles desejados por ela e será por isso que, de acordo com cada vontade humana, e portanto, não são absolutos. Alguns desejam a justiça, outros desejam a verdade, outros o dinheiro. É por isso que muitas vezes os valores entram em crise na sociedade. Sabe-se ainda que os mesmo são compartilhados e construídos ao longo do tempo, em meio à várias instituições, como a família, a escola e a religião. Eles precisam ser reafirmados constantemente por meio de rituais sob pena de serem abandonados e substituídos por outros. No momento em que se instala a crise a sociedade terá que refletir e retomar os pressupostos da ética, a saber a melhor forma de viver e conviver para retornar aos seus caminhos.
No que diz respeito a cidadania, é necessário entender que consiste na aptidão para usufruir dos seus direitos, e posteriormente cumprir suas obrigações. A apostila traz um exemplo de que quando você se depara com uma criança recém-nascida não é possível pensar e impor todas as obrigações sem, antes, garantir todos os seus direitos (moradia, saúde, educação, etc).
Com isso, sabendo que a ética é um valor humano e que a vida profissional faz parte do cotidiano, não é possível agir no ambiente laboral de forma diferente de como se comporta no sei familiar, pois a ética deve ser aplicada tanto na vida pública como particular. Também é por meio da ética que se busca resolver os conflitos de convivência, seja no ambiente profissional, familiar ou entre amigos. Podemos retomar a questão entre valores e desejos. Por vezes, no interior de uma organização, as pessoas possuem desejos diferentes. Logo os valores prezados pelos indivíduos também diferem.
...