ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR SENADOR ARNON DE MELLO
Por: andrelhote • 5/5/2019 • Resenha • 401 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
[pic 1]
POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS
DIRETORIA DE ENSINO
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR SENADOR ARNON DE MELLO
CORPO DE ALUNOS
Resenha: Inteligência Policial Militar do Estado de Goiás no Combate ao Crime Organizado – Novo Cangaço.
O artigo propôs uma análise a respeito da atuação da atividade de inteligência das polícias militares, mais especificamente da Polícia Militar do Estado de Goiás, na atividade de combate ao crime organizado, que vem se sofisticando a cada ano que passa em suas ações criminosas, como é o exemplo do Novo Cangaço.
O Novo Cangaço teve origem no Centro Oeste, mais especificamente no Estado de Goiás, e levou esse nome devido ao modus operandi se assemelhar bastante com o velho cangaço, sempre com um padrão específico, esta modalidade conta com bandidos motorizados, armados de fuzis e pistolas. A forma violenta que essa organização vem atuando, causando consequências sociais, políticas e econômicas tornaram essas ações criminosas destaques nas mídias jornalísticas e diante de todo esse contexto violento a atividade de inteligência policial, que tem por objetivo adquirir conhecimentos que possam prevenir e neutralizar atos que atentem contra a ordem pública e servir de apoio à decisão de um gestor, vem se destacando de forma positiva nas desarticulações de grupos criminosos organizados, agindo sempre de forma metodológica e pautada no sigilo, na ética e na legalidade.
No entanto, o autor ressalta que no Brasil a atividade de inteligência policial ainda é vista como repressão, devido a violação dos direitos civis ocorrido durante a ditadura militar, em que o Serviço Nacional de Informação (SNI), na época prestava serviços aos militares. Esse fato decorre devido à ausência de debates sobre o assunto, embora seja um tanto polêmico mas o papel da inteligência e seu desconhecimento por parte da sociedade é de fundamental importância para manter a ordem pública.
Por fim, o autor expôs através de uma metodologia dedutiva, com abordagem explicativa por meio de pesquisa bibliográfica a importância da atividade de inteligência dos organismos de segurança pública nas ações de prevenção de violência e ações de repressão qualificada da criminalidade, além da formatação de um pacto de segurança pública contra o crime organizado, principalmente tráfico de armas, drogas e roubos a bancos.
Referência:
ARAUJO, Leomar Neves de; COSTA, Vinícius Rodrigues da. Inteligência Policial Militar do Estado de Goiás no Combate ao Crime Organizado – Novo Cangaço. Goiânia – GO, Julho de 2018.
...