LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
Artigo: LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taue • 16/8/2013 • 5.178 Palavras (21 Páginas) • 871 Visualizações
"Com talento, ganhamos partidas. Com trabalho em equipe e inteligência, ganhamos campeonatos". Michel Jordan
1. Baseado na leitura do artigo abaixo responda as perguntas de modo a explicar a importância da liderança e dos perfis dos líderes. (3,0 pontos)
Liderança baseada em valores
Por Marco Túlio Zanini
(Fonte: Revista Liderança. Artigos On line. 01 de fevereiro de 2011. Disponível em: http://www.lideraonline.com.br/artigo/50339-lideranca-baseada-em-valores.html>. Acesso em 14 fev. 2011).
Por que precisamos de líderes? Acredito que essa pergunta suscitará, por um bom tempo, debates e reflexões sobre nossas práticas organizacionais e nos levará à mudança de consciência necessária à evolução das nossas organizações de maneira humana e sustentável. Em meu mais recente livro, Liderança baseada em valores, apresento uma coletânea de artigos na qual defendo - com outros autores, acadêmicos e executivos - que líderes que agem baseados em valores são fundamentais para a produção, entrega de valor e ação coordenada em cenários complexos e imprevisíveis.
O que diferencia essa coletânea não é o fato de ela reunir pessoas que acreditam na importância da ética e da ação baseada em valores de modo geral, mas reunir aquelas que, ao longo de anos de trabalho e reflexão sobre as organizações contemporâneas, chegaram à conclusão de que esse é o fator que diferencia as grandes organizações das empresas comuns.
No entanto, liderança não pode ser compreendida somente como uma qualidade pessoal ou como um atributo de indivíduos específicos, mas como caminhos construídos coletivamente que abrem espaço para o novo. Ela pode ser criada mediante a excelência da governança de uma organização e a qualidade do pacto ético estabelecido entre pessoas em uma empresa, por meio do qual se criam processos coerentes e bem estruturados que, uma vez implementados por um corpo técnico competente, geram vínculos nos quais há forte percepção de justiça, motivação para o trabalho, entusiasmo e sentido.
Mudanças - A percepção da relevância da liderança baseada em valores vem aumentando recentemente, pois os danos da meritocracia financeira que premia resultados a curto prazo, descomprometidos com a qualidade do trabalho e a perenidade das empresas, fazem-se sentir em toda sua força. Isso se soma ao seu papel já relevante na transição das economias industriais para aquelas apoiadas na aplicação mais intensiva do conhecimento, que solicita novos mecanismos de gestão baseados em consentimento e reciprocidade, distintos daqueles que se mostraram eficientes no passado.
Essas transformações apontam para uma mesma direção: a necessidade de encontrar o elemento, mecanismo ou processo que constrói, desperta virtudes e ressignifica o trabalho coletivo. A liderança baseada em valores é exatamente o elo perdido das organizações contemporâneas, que se deparam com o vazio produzido pelas novas configurações sociais e uma economia apoiada em demandas a curto prazo, quebra de confiança e no predomínio de relações baseadas em trocas de interesses.
Apesar de a abordagem ao tema solicitar uma reflexão teórica importante, sua lógica está bastante ancorada na prática. Minha experiência com diagnósticos estratégicos organizacionais mostra que essa é uma preocupação constante de gestores e dirigentes de empresas, que cada vez mais reconhecem a necessidade desse elemento que motiva, desperta e cria sentido.
Liderança - O líder que age baseado em valores é aquele que enxerga outras possibilidades e cria espaços de sentido, ética, realização e excelência onde a maioria das pessoas só enxerga espaços para pressão por resultados e redução de custos. É o indivíduo que, dizendo "não" ao fatalismo e ao pessimismo, encontra espaços para a mobilização das pessoas na construção das alternativas possíveis e necessárias.
Na falta de outros indicadores de sucesso a curto prazo, temos usado a métrica financeira como medida e bússola. No entanto, ao fazer isso, destruímos as precondições para a produção de valor verdadeiro e sustentável. O líder que age baseado em valores é, de certa maneira, o antídoto para soluções de métricas fáceis. Ele evita a armadilha dos indicadores financeiros mais rasteiros e ocupa um grande espaço a ser preenchido nas organizações contemporâneas.
Agora responda:
a) Escreva um texto de 10 a 15 linhas sobre a importância da liderança no contexto organizacional atual.
Nos dias atuais, devido a grande competitividade e o desenvolvimento frenético do mercado, surgem nas empresas a necessidade de novos valores, da mudança de cultura interna, tomando como exemplo a busca pela autoestima, a responsabilidade individual, o incentivo pelo desenvolvimento e crescimento dos colaboradores. Esses valores, invariavelmente, se tornam os fatores diferenciais para o crescimento da empresa. Consequentemente, a valorização dos Recursos Humanos e do clima no ambiente do trabalho se torna inevitável.
Perante a este contexto criado, cabe aos líderes o papel de conhecer muito bem a empresa, os valores individuais e as características dos colaboradores, alimentar um ambiente saudável de trabalho, abrir as portas ao progresso individual e, principalmente, mostrar a importância do trabalho em equipe, pois a inserção desta cultura será a receita do sucesso do empreendimento. Há, portanto, de existir uma extrema relação de confiança nas relações de trabalho.
Em situações de crise, através de uma liderança eficaz haverá o mapeamento de problemas, avaliação de situações, definições de estratégia, caminhos a serem seguidos, ou seja, criará e inovará para estabilizar e alavancar novamente a empresa. Além de tudo, a liderança é responsável por potencializar a força de trabalho de modo a suprir as exigências da complexa competitividade do mercado. A liderança estabelece e faz cumprir critérios de desempenho com o intuito de alcançar objetivos organizacionais, uma vez que as necessidades da organização devem se sobrepor as necessidades dos indivíduos.
Os conceitos de liderança empresarial provoca o conflito de ideias, soluciona conflitos pessoais, se baseia em consistência de trabalho e resultados em longo prazo, servindo como base principal da integridade da empresa.
b) A cultura organizacional é um conjunto de valores e normas que controlam as interações dos membros da organização. No que consistem os valores de uma empresa?
...