ADM 2º Semetres
Casos: ADM 2º Semetres. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Libanio • 15/5/2014 • 1.984 Palavras (8 Páginas) • 276 Visualizações
2.1 PERGUNTA 1
Caro aluno, você já observou quantas informações econômicas são apresentadas na mídia e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. Ouvir notícias sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes interferências do governo com a adoção de medidas econômicas virou rotinas diária do jornalismo. Neste sentido três grandes temas são recorrentes: inflação, taxa de juros e taxa de cambio. Pesquise nos matérias e descreva o conceitos destes três termos. Para complementar seu texto pesquise na internet uma notícia sobre cada um destes termos como exemplo.
2.1.1 Resposta 1
A inflação, do latim inflatĭo, o termo inflação faz referência à ação e ao efeito de inflar (aumentar de volume). A utilização mais habitual do conceito tem um sentido econômico: a inflação é, neste caso, a elevação sustentada dos preços que tem efeitos negativos para a economia de um país.
Significa que, com a inflação, sobrem os preços dos bens e dos serviços, o que dá origem a uma queda do poder de compra. Podemos verificar a influencia deste sobre a economia através da mídia. Por exemplo. Segundo economista JOSÉ ALEXANDRE. (04/09/2013 )“ A inflação é um aumento generalizado do nível de preço. Não é apenas o aumento de um produto ou outro, localizado. Mas, sim, quando os preços em geral começam a aumentar. O dinheiro vale menos porque ele pode comprar menos produtos”. Sendo assim nota-se que cada vez que você vai ao um estabelecimento comercial como supermercado ou em qualquer outro estabelecimento comercial você paga mais e leva menos.
Taxa de juros, A taxa de juros é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito. Por exemplo: Segundo RENATA RIBEIRO- SP (28/08/2013)“O Comitê de Política Monetária aumentou a taxa básica de juros da economia pela quarta vez consecutiva. Houve aumento no rendimento da Caderneta de Poupança”.
Com a poupança, em momentos de incerteza como a gente tem agora, a população brasileira é muito conservadora. Então, eu diria que por conta desse risco de inflação a população ela vai para o básico e o básico continua sendo a poupança.
Taxa de câmbio A taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país: Segundo SITE G1 – SP ( 04/06/2013) “O Brasil terá de conviver com uma taxa de câmbio mais fraca se a recente desvalorização do real em relação ao dólar estiver em linha com outras moedas, afirmou o diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes” Nota-se que a preocupação é tentar manter uma estabilidade na taxa cambial para que isso não acarreta um valorização do dólar que possa afetar no aumento da inflação.
3 QUESTÃO PROPOSTA 2
3.1 PERGUNTA 2
No moderno ambiente administrativo e econômico global, qualquer pessoa pode ter acesso a uma enorme quantidade de informações estatísticas. Os gerentes e gestores mais bens sucedidos são aqueles capazes de entender a informação e usá-la de maneira eficaz. Neste sentido os métodos quantitativos e os conceitos estatísticos são frequentemente aplicados a gestão empresarial, auxiliando os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. Pesquise nas referencias indicadas pelo professor e escreva sobre os temas relacionados a baixo:
a. Medidas Descritivas
I. Medidas de Tendência Central;
II. Medidas de Dispersão;
III. Técnicas de Amostragens Probabilísticas;
b. Números – Índices
c. Deflação de Dados
3.1.1 Resposta 2
A medida descritiva é descrever um conjunto de dados de forma organizada e compacta por meio de suas estatísticas, o que não significa que estes cálculos e conclusões possam ser levados para a população.
I. Medidas de Tendência Central é quando se trabalha com dados numéricos observa-se uma tendência destes de agruparem em torno de um valor central. Isto indica que algum valor central é característica dos dados e que o mesmo pode ser usado para representa-los.
II. Medidas de Dispersão visam descrever os dados no sentido de informar o grau de afastamento dos valores observados em torno de um valor central. Elas indicam se um conjunto é homogênio ou heterogênio.
III. Técnicas de Amostragens Probabilísticas são preferíveis quando o utilizador pretende extrapolar com confiança para o Universo os resultados obtidos a partir da amostra. Neste tipo de amostragem é possível demonstrar a representatividade da amostra assim como calcular estatisticamente o grau de confiança com o qual as conclusões tiradas da amostra se aplicam ao Universo. Os métodos de Amostragem Casual, Probabilísticos ou Aleatórios mais utilizados são os seguintes:
- Amostragem Aleatória Simples
- Amostragem Sistemática
- Amostragem Estratificada
- Amostragem por Cluters
- Amostragem Multi-Etápica
b. Números – Índices é o resultado do encadeamento de variações percentuais ao longo do tempo de alguma coisa que se queira medir (neste caso, os custos do transporte rodoviário de carga). Os números-índices são bastante utilizados porque facilitam o cálculo de variações percentuais acumuladas entre determinados períodos do tempo. Eles têm base igual a 100 em algum período e a partir daí basta aplicar a variação percentual obtida no mês seguinte sobre o número-índice do mês anterior.
c. Deflação de Dados entende-se o processo inverso à inflação uma diminuição do índice de preços no consumidor, uma queda de preços. Difere da desinflação, pois esta é a desaceleração do ritmo do aumento de preços. Quando a inflação reduz-se de 10% ao mês para o de 5%, por exemplo, pode-se dizer que
...