TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM PRODUÇÃO

Dissertações: ADM PRODUÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 9

Localização da Empresa Industrial

Primeiro devem-se separar os fatores que podem ter seus custos medidos (quantificáveis) dos fatores para os quais essa medida não é possível (não quantificáveis), e determinar os custos dos fatores quantificáveis. Os principais custos envolvidos são:

• Custo do pessoal

• Custo do terreno, construção

• Custo dos equipamentos

• Custo dos transportes

• Custo das utilidades: água, energia elétrica

• Custo de taxas e impostos

Os fatores não quantificáveis são:

• Atitude do pessoal e dos sindicatos

• Atitude da comunidade

• Restrições ambientais e governamentais

• Qualidade de vida

Para esses fatores deve-se montar um modelo de avaliação considerando o peso que cada fator deve ter e a avaliação que a empresa atribui a cada um dos fatores em cada local.

Métodos para Localização de Empresa Industrial.

1 - Método do Centro de Gravidade

Nesse modelo se procura avaliar o local de menor custo para a instalação da empresa, considerando o fornecimento de matéria-prima e os mercados consumidores.

A localização horizontal (LH) e a localização vertical (LV) são calculadas como:

A empresa Santo S/A. deseja instalar uma nova unidade industrial na região norte do estado do Espírito santo, para a produção de doces em calda. Sabendo-se que a empresa possui 3 fornecedores e 5 centros consumidores, determinar a coordenada geográfica (medida em distância) da nova unidade industrial.

Custo / quantidade

Dados

Local Quantidade (t) Custo por Transporte

($ por t por Km) Coordenadas

Horizontal

X Vertical

Y

MP1 200 3 100 500

MP2 400 2 200 400

MP3 300 2 500 100

PA1 150 4 400 500

PA2 300 3 500 500

PA3 50 5 300 400

PA4 250 4 100 300

PA5 50 3 100 100

O ponto X, ou no caso "UI" desejado representa a localização aproximada.

2 - Método dos Momentos

Esse método apresenta um aspecto interessante, que consiste em uma ponderar um determinado centro (cidade) contra os demais centros existentes em uma determinada região geográfica. Para cada centro calcula-se o momento que as duas cidades somadas possuem. O momento é:

Momento - M = (custo unitário de transporte X quantidade X distância)

O centro que tiver a menor soma de momentos será o escolhido.

Exemplo

Em um estudo de localização industrial representada pelo mapa de logística abaixo, que abrange as cidades A, B, C e D. Dado que os demais fatores de localização não favorecem nenhuma das cidades com relação às outras, determinar a localização de mínimo custo de transporte. Supõe-se que o custo unitário de transporte é o mesmo para qualquer tipo de carga transportada e é independente da origem ou do destino da carga, sendo igual a $2,00 por tonelada por quilometro transportado ($2,00/t.Km).

Custos dos momentos

Portanto a menor soma de momentos corresponde à cidade B.

3 - Método do Ponto de Equilíbrio

É um método em que são comparadas diferentes localidades em função dos custos totais de operação (custos fixos + custos variáveis).

Exemplo

Uma empresa reduziu a provável localização de sua nova fabrica a três localidades A, B e C. Com dados de custos fixos e de custos variáveis, determine a melhor localização.

Localidade Custos Fixos

Por ano Custos Variáveis por ano

A $ 120.000,00 $ 64,00

B $ 300.000,00 $ 25,00

C $ 400.000,00 $ 15,00

Para uma quantidade de unidade igual a 0

Para uma quantidade de unidades igual a 20.000

Logo temos os seguintes pontos:

O PRODUTO - Projeto do Produto

Vimos que toda empresa tem um produto ou serviço que deve atender às necessidades de seus consumidores ou clientes. Seu sucesso estará diretamente relacionado a sua capacidade de satisfazer e até mesmo suplantar as expectativas de seus clientes. Dessa forma, o projeto de

seu produto, seja um bem tangível ou um serviço, adquire alta relevância no mundo atual. O projeto do produto passa a ser um elemento básico de vantagem competitiva, podendo ser diferenciado quanto a seu custo, com menor número de peças, mais padronização, modularidade etc., e a sua qualidade, robustez e inexistência de falhas (estudos demonstram que a maioria — até 80% — dos problemas de qualidade decorre do projeto do produto e não dos processos produtivos).

O desenvolvimento de novos produtos é um campo específico de trabalho, extremamente dinâmico, que conta com especialistas nos mais variados campos do saber humano. Para que você tenha uma idéia de sua dimensão, basta considerar um laboratório farmacêutico, uma agência de publicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com