TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM Produção

Dissertações: ADM Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRICO DA EMPRESA O BOTICÁRIO

A empresa teve seu início na cidade de Curitiba em 22 de março de 1977, quando em um projeto do químico boliviano Miguel Gellert Krigsner, juntamente com a colega de faculdade Eliane Nadalin e dois médicos dermatologistas, Wilhelm Baumeier e José Schweidson Filho, sendo que seu primeiro nome foi “Botica”.

A princípio a idéia era de dar ao paciente uma opção de tratamento personalizada, principalmente na área da dermatologia, através da manipulação artesanal de medicamentos.

Depois do aviamento de receitas passaram para a produção de produtos com a marca “O Boticário”, sendo que o negócio foi ampliado entrando na área cosmética. A sua primeira deo-colônia, Acqua Fresca foi lançada em 1978, como um marco da perfumaria brasileira.

Em 1979, a fabricação já englobava mais produtos, sendo que após o sucesso da primeira loja aberta no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, a marca foi levada Brasil afora pelas mãos de viajantes e turistas, que passaram a ter contato com o produto e gostaram muito tanto da qualidade quanto da apresentação da embalagem, então, o empresário vislumbrou a oportunidade de franquear a marca.

Em 1986 foi o segundo grande momento de expansão da marca, quando já contando com mais de 500 lojas espalhadas pelo Brasil inaugurou sua primeira unidade fora do Brasil, em Lisboa, dando início ás cerca de 70 franquias que se espalham em Portugal atualmente.

Em 2002 a empresa já possuía 2.100 lojas abertas. Neste mesmo ano foi lançada a loja virtual, na internet. A partir daí a evolução da rede, as estratégias de expansão e criação de novos produtos não pararam mais. Já em 2005 foi inaugurada sua primeira loja em Riad, na Arábia Saudita e um showroom na cidade do Cairo, capital do Egito.

O Boticário foi a primeira empresa a utilizar produtos cosméticos com nanotecnologia aplicada, e em 2008 inaugurou o Laboratório de Biologia Molecular, um dos mais avançados do mundo.

Em 2010 foi lançada a loja de número 3.000 e, também foi feita a implantação do Programa Bioconsciência em mais de 90% da rede de lojas, estimulando o consumidor a devolver as embalagens após o consumo.

Atualmente a linha de produtos possui mais de 600 itens que oferecem soluções completas de beleza encantando milhões de consumidores no mundo, possuindo mais de 3.000 lojas no Brasil e no exterior está presente em mais de 10 países, entre eles: Japão, EUA, Arábia Saúdita, Portugal, Peru, Venezuela, Colômbia, Paraguai, África do Sul e Angola, com 77 lojas próprias e 600 pontos de vendas. Emprega mais de 2.500 colaboradores e mais 16 mil empregos gerados pela rede de lojas, vendendo anualmente mais de 100 milhões de itens.

SISTEMA DE PRODUÇÃO DO BOTICÁRIO

ENTRADA

FUNÇOES DE TRANSFORMAÇÃO

SAÍDAS

CONSÓRCIO MODULAR

O Consórcio Modular é uma forma radical de outsorcing (ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada), constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes, faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores. No consórcio modular o fornecedor se localiza dentro da planta da montadora e é responsável por todas as etapas de montagem de seus itens no veículo e é visto como um parceiro da montadora, ajudando a reduzir custos e investimentos, pois as instalações de montagem são de responsabilidade do fornecedor.

Nesta forma de gestão todos são responsáveis pelos investimentos e riscos do empreendimento em busca de um resultado comum.

O consórcio modular não só reduz custos e investimentos, como também tem outras vantagens para a montadora, tais como: disponibilidade de assistência técnica, melhor coordenação da produção e garantia de fornecimento.

O processo de montagem do produto passa a ser responsabilidade do fornecedor, denominado de modulista ou consorciado, enquanto cabe ao fabricante a responsabilidade da engenharia do produto, do controle de qualidade final do produto, da comercialização e do marketing.

ESTUDO DE CASO

Considera-se que o surgimento do primeiro Consórcio Modular, deu-se na indústria automobilística brasileira na fabrica da Volkswagen em Resende, no Rio de Janeiro. (Abiq & Zilboviqius; 1994)

A fábrica instalada na cidade de Resende, possui uma área construída com 80 mil metros quadrados em um terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados, estando localizada na Rodovia Presidente Dutra, km 296 e está distante 150 Km da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com