TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM1

Ensaios: ADM1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar os conceitos adquiridos no decorre do oitavo semestre, utilizado tais informações para um estudo sobre a Importadora da Kia que traz geely para o Brasil com o lançamento de um carro e para isto a empresa terá informações acerca do mercado brasileiro e como utilizar a analise de mercado e plano de negócio conhecerá os desafios das empresas estrangeiras, terá uma visão da importância da realização de uma estrutura analítica de um projeto e enfim a utilização da responsabilidade social corporativa como fator de diferenciação para com os concorrentes.

2 DESEVOLVIMENTO;

PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua.

Analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta análise é por meio da pesquisa de mercado. Para (DORNELAS) A análise estratégica de mercado pode ser conceituada como o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua, conhecendo de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra.

O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Realizar pesquisas de mercado é uma dos meios mais comuns de se realizar a análise de mercado. Isso é um tipo de investimento que a empresa faz para que tenha bom desempenho em todo o processo do projeto.

A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localiza, pela concorrência e pelo perfil do consumidor. A definição do mercado leva em conta análise da Indústria/Setor, Descrição do Segmento de Mercado, análise SWOT do produto/serviço e Análise da Concorrência.

Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. Em Marketing, a estratégia também é muito importante, pois uma Estratégia de Marketing errada pode destruir uma empresa/produto antes mesmo de ser implementada, independente da qualidade do produto/serviço da empresa ser de alta qualidade ou não. Quando se falar em Estratégia de Marketing, deve-se ter em mente os chamados 4P’s do Marketing: Produto (posicionamento), Preço, Praça (Canais de Distribuição) e Propaganda e Promoção.

Um plano de marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados (COBRA, 1992). De acordo com Las Casas (2001, p. 18), “o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa”. Para Westwood (1991 p. 19): Um plano de marketing é um documento que formula um plano para comercializar produtos e/ou serviços. O plano de marketing global da companhia pode ser composto a partir de uma série de planos de marketing menores para produtos ou áreas individuais.

Ainda Westwood (1991), o plano de marketing disciplina o planejador a colocar suas idéias, fatos e conclusões de uma maneira lógica que pode ser seguidos por outros. O plano de marketing é à base do plano estratégico, pois determina, através de estudos de mercado, até mesmo o que, como e quando será produzido um bem, serviço ou idéia para a posterior venda a indivíduos ou grupos (COBRA, 1991). A certeza de que o marketing é a ferramenta gerencial que mais influencia a evolução do homem e da sociedade já não é mais novidade.

De acordo com Kotler (2000), o plano de marketing possui as seguintes etapas para a formulação: 1. Missão do negócio; 2. Análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças); 3. Análise do ambiente interno (pontos fortes e fraquezas); 4. Formulação de metas; 5. Formulação de estratégias; 6. Formulação de programas; 7. Implementação; 8. Feedback e controle.

Para a realização de um novo projeto aonde envolver algo novo como participar do mercado de outro país totalmente diferente do de origem do produto e necessário realizar a analise do mercado, pois Esse recurso ajuda a fundamentar com dados o negócio. Isso porque quanto mais informações o empreendedor tiver a respeito de clientes, concorrentes e fornecedores, mais preparados estará, e após realizar a analise de mercado e necessário a realização de um plano de marketing para que os objetivos desejados sejam alcançados pois o plano de Marketing nada mais é do que uma ferramenta estratégica gerencial utilizada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona ao Empreendedor, estimulando o mesmo a estabelecer metas, objetivos, e buscar conhecer as necessidades e desejos dos clientes/consumidores e conseqüentemente levar a organização ao progresso. Um plano de Marketing bem estruturado proporciona ao departamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com