AMBIENTE EM NEGÓCIO NO BRASIL
Tese: AMBIENTE EM NEGÓCIO NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ludeikaro • 10/9/2014 • Tese • 712 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
AMBIENTE DOS NEGOCIOS NO BRASIL
No tocante ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa, entre outros. A questão da continuidade, o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa, governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país. Os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.
Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.
A macroeconomia possui metas para aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivo.
A microeconomia preocupa-se coma formação de preços de bens e serviços (soja, automóvel) e de fatores de produção (salários, aluguéis) em mercados específicos.
A economia brasileira é diretamente influenciada pelas micros. O poder de negócios da microempresa no Brasil tem crescido assustadoramente, a tal ponto dela representar uma parte muito grande no mercado de negócios. E não era por ser menos importância, pois as microempresas empregam a maioria da população que exige, de certa forma, pouca experiência e escolaridade.
Desta forma nesse quadro micro-macro-negócio, a legislação veio para conferir essa ascensão e melhor amparar os microempresários. Vislumbramos a EIRELE, ME, SIMPLES Nacional que são mecanismos para melhorar a vida daquele que está começando seu empreendimento e precisa dessa ajuda da lei para se firma e depois andar sobre seus próprios pés. A contabilidade legal teve que adaptar a desordem das leis, onde antes não precisa livro-caixa hoje precisa de Balanço Patrimonial, DRE, razonetes, lançamentos, análise vertical e horizontal entre outros.
A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Ela preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Dividindo-se em: Teoria do Consumidor, Teoria da Firma e Teoria da Produção. A Teoria do Consumidor estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda. Já a Teoria da Firma estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores; estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta. E por fim a Teoria da Produção que estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a
...