AMPLIFICADOR INTEGRADOR
Por: LipeLoki • 20/3/2016 • Relatório de pesquisa • 329 Palavras (2 Páginas) • 624 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO
ELETRÔNICA ANALÓGICA III
BRUNO BRONEL - 02
CÍNTIA MENDES - 04
JOSÉ CLAUDIO - 13
LEONARDO YURI - 16
SÉRIE: 3°G
PROF°: LUIZ HIROTAKA ADACHI
2014
AMPLIFICADOR INTEGRADOR
Objetivo: Contato e funcionamento do circuito integrador em operacionais.
Material: Amplificador Operacional genérico (LM741 ou equivalentes), resistores e capacitores (conforme o circuito), fonte simétrica ±15V/250mA, protoboard, fios de interligação, gerador de sinais, osciloscópio, multímetro, etc.
Procedimentos: Montar o circuito integrador com o operacional LM741, usando capacitor cerâmico ou poliéster e resistores para constante de tempo de 1ms (aproximadamente), injetar o sinal de 1KHz usando gerador de sinais com onda “quadrada” e “triangular”, monitorando o sinal de saída com o osciloscópio (anotar as formas de onda).
Observações: Anotar as formas e tensões da onda na entrada e saída.
Esquema Elétrico:
MEDIÇÕES
[pic 2][pic 3][pic 4]
AMPLIFICADOR OPERACIONAL COMO SEGUIDOR DE EMISSOR
Objetivo: Contato circuito seguidor de emissor.
Material: Circuito Integrado LM741, resistores diversos, fonte DC simétrica ±15V/250mA (Bit-9), datasheet, gerador de sinais, osciloscópio, etc.
Procedimentos: Montar o circuito com o operacional LM741 na configuração seguidor de emissor, alimentar corretamente ±15V, injetar um sinal senoidal de 1KHz na entrada, monitorar o sinal na saída.
Observações: Conferir o funcionamento, medir tensão de saída, analisar a forma de onda (comparar com a entrada), calcular o ganho anotando os limites de frequência (resposta de frequência X ganho).
Esquema Elétrico:
MEDIÇÕES
[pic 5]
Segue acima o circuito montado e as respectivas formas de onda senoidal, onde acima temos a forma de onda gerada na entrada, e abaixo, temos a forma de onda resultante da saída, tornando o ganho deste circuito, um ganho unitário.
Conclusão: Este circuito como se pode ver, a sua montagem é bem simples, onde temos que somente injetar um sinal na entrada não inversora e ligar, através de um jumper, a entrada inversora na saída, não se esquecendo de alimentar o LM741 com a fonte simétrica de ±15V. Com esse circuito, podemos utilizá-lo em muitas áreas da eletrônica, mas a sua principal utilidade, seria para que se possa fazer o isolamento de um circuito.
...