ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO DO CAMPUS BARREIRINHAS
Por: Emanuele Lisboa • 24/4/2017 • Relatório de pesquisa • 786 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
TÉCNICO EM ALIMENTOS
TRATAMENTO DE ÁGUA E RESÍDUOS INDUSTRIAIS (TARI)
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO DO CAMPUS BARREIRINHAS
EMANUELE LIMA LISBOA, JÁDINA SANTOS SILVA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)
CARLOS AUGUSTO GOMES SOARES
1° BIMESTRE
BARREIRINHAS-2016
1. IDENTIFICAÇÃO
Relatório N. 02
Título: Análise Microbiológica da água de abastecimento do Campus Barreirinhas.
Nome das alunas: Emanuele Lima Lisboa, Jádina Santos Silva.
2. Resumo
Esse trabalho foi desenvolvido, com o objetivo de avaliar a qualidade microbiológica da água de abastecimento do IFMA- Campus Barreirinhas. Foram coletadas amostras em dois bebedouros diferentes do Campus. Para a coleta da água, houve a assepsia dos bebedouros, com água, sabão e álcool 70%.Flambou-se a torneira, com o objetivo de garantir o ambiente totalmente asséptico, coletou-se 100 ml de água em um saquinho contido tiossulfato de sódio.E lacrado imediatamente.
Dirigimo-nos para o bloco B, para coletar a segunda amostra, repetiu-se o mesmo procedimento feito no bloco A e identificou-se o saquinho com a data e hora da coleta. Porém não se colocou tiossulfato de sódio. Lacrou-se a amostra e levou-se para o laboratório. Onde foi adicionado o meio de cultura nas duas amostras e em seguida levada para a estufa bacteriológica com a temperatura entre 38 graus, passando-se assim 24 horas.
3. Introdução
Os organismos vivos necessitam de uma ampla variedade de compostos para seu crescimento, reparo, manutenção e reprodução, destes compostos a água é um dos mais importantes e abundantes, sendo vital aos organismos. Estima-se que cerca de 70% da superfície terrestre encontra-se coberta pelas águas, deste total 97,5% constitui-se de água salgada e apenas 2,5% de água doce. O controle da qualidade da água de abastecimento merece um enfoque especial, pois de acordo com especialistas através dela é possível a contaminação por agentes químicos e a proliferação de diversos microrganismos, causando assim doenças ao homem e aos animais, além de ser uma questão relevante para a Saúde Pública, pois o consumo de água livre de microrganismos patogênicos, ou substâncias e elementos químicos prejudiciais à saúde, constituem-se em ação eficaz de prevenção das doenças causadas pela mesma.
4. Materiais e métodos
4.1Materiais Utilizados
Máscara
Luvas
Garra Metálica
Saquinho de Coleta
Sabão
Esponja
Algodão
E - colite
Álcool 70%
Frascos 100 ml
Tiossulfato de sódio
Bico de Bunsen
Estufa bacteriológica
4.2 Coleta
A anti-sepsia das mãos do manipulador foi feita com álcool 70%, com intuito de evitar contaminação das amostras, o mesmo utilizou materiais individuais como luvas e máscara. 1ª Coleta: O bico da torneira do bebedouro foi lavada com água e sabão em seguida flambada,deixando derramar água em média 2 a 3 minutos, o saquinho estéril próprio para coleta contendo tiossulfato de sódio para inativar a
...