ANALISE DO FILME O OLEO DE LORENZO - METOLOGIA DA PESQUISA
Por: Ioly Silva • 3/3/2017 • Resenha • 535 Palavras (3 Páginas) • 4.119 Visualizações
IOLANDA PEREIRA DA SILVA
ANÁLISE DO FILME: “O ÓLEO DE LORENZO”
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia da pesquisa cientifica, a Docente Juliana Mendonça, referente à parte da avaliação da I Unidade.
GUANAMBI-BA
MARÇO/2016
Analise do filme “O Óleo de Lorenzo”
Baseado em fatos reais, o filme “O Óleo de Lorenzo”, narra a história de um garoto que é diagnosticado com uma doença incurável até então, a ADL (Adrenoleucodistrofia). Antes de descoberta a doença, Lorenzo era normal e aparentemente saudável, até que começa a desenvolver uma série de comportamentos agressivos. Intrigados com a mudança comportamental do menino, seus pais o levam ao médico, onde chegam a conclusão da doença.
A cada dia que se passava os sintomas tornavam-se mais aparentes, fazendo-o perder a visão, audição, a fala, os movimentos, deixando-o totalmente vulnerável e dependente dos outros. De acordo com os médicos, a morte era um desfecho inevitável e apenas uma questão de tempo. A ALD é uma doença genética que tem como características a degeneração do cérebro que é causada uma deficiência na produção de ácidos graxos.
Inconformados com a falta de tratamento, movidos pela fé e pelo o amor ao seu filho, os pais começam uma série de pesquisa e testes, afim de encontrar uma maneira de reverter os sintomas e prolongar a vida do menino, passando por diversas dificuldades de aceitação dos seus experimentos.
Ao longo do filme é possível se observar diferentes metodologias de pesquisa cientifica utilizadas pelos genitores de Lorenzo, sendo claro o uso do método exploratório, bibliográfico e experimental. Primeiro eles buscaram entender as causas do problema (através de pesquisas bibliográficas), depois criaram hipóteses com base nos conhecimentos adquiridos bibliograficamente que poderiam auxiliar no tratamento.
Toda pesquisa se baseia em uma problemática, que no caso é a ALD, e o objeto de estudo é Lorenzo, portador da doença, passando assim a ser um colaborador para os testes, testes estes que nem sempre possuíam um resultado positivo, envolvendo assim questões éticas e morais, como até onde vai o respeito ao ser humano, por ser tão explorado fisicamente e arriscando ainda mais a vida. Ainda mais sabendo que ele não podia opinar, decidir ficava a cargo dos pais.
Os pesquisadores relutaram muito a aceitar os experimentos feitos pelos pais de Lorenzo, principalmente pelo fato de que estes eram pessoas alheias ao conhecimento cientifico necessário para tais experimentos. Afirmando que o Óleo por eles desenvolvidos era toxico para seres humanos. Depois de muito persistir conseguiram produzir e administrar o uso do óleo em Lorenzo, que apresentou algumas melhoras, não o curou, mas também não aumentaram os sintomas, estabilizando-o.
O Drama descreve claramente todas as etapas da pesquisa cientifica, mostrando o quão trabalhoso é, e a dificuldade que se encontra para aceitação.
...