ANÁLISE DE PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Trabalho Universitário: ANÁLISE DE PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tathysantos • 9/10/2013 • 1.008 Palavras (5 Páginas) • 525 Visualizações
Ramo de Atividade da Empresa Produtos Porque a empresa deve possuir um projeto de responsabilidade socioambiental? Qual é o tipo de projeto que poderia ser criado para esta empresa? Quem será beneficiado? Como funcionará o projeto? O que a empresa espera com a implantação deste projeto?
1) Moveleira Móveis para escritório Porque a geração de alguns resíduos da madeira como partículas em suspensão causam desconfortos à saúde dos funcionários e isso deve ser revertido por meio de algum projeto de responsabilidade socioambiental, além de procurar sanar o problema dessas emissões. Um ciclo de palestras sobre saúde ocupacional (saúde dos funcionários); A criação de uma sala de computadores para que os funcionários tenham acesso à internet e possam se interar das atualidades. Os beneficiados serão os funcionários, que saberão mais sobre a saúde deles mesmos, e a própria empresa, que proporcionará a eles este tipo de oportunidade. O projeto funcionará da seguinte forma: todos os funcionários deverão passar pelas palestras de saúde ocupacional para que tenham acesso à sala de computadores. Nesta sala eles terão o acompanhamento de tutores para ensiná-los a pesquisar e operar os computadores. A empresa espera com esse projeto que seus funcionários estejam cada vez mais bem informados sobre temas ligados à saúde e também em relação às tecnologias, como no caso a internet.
2) Reciclagem Garrafas Pet Porque com um grande orçamento em mãos, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), promove importantes ações de responsabilidade social. Meio ambiente educação e voluntariado são os três pilares adotados pela companhia, mantém um amplo programa de Ações Sociais que visa contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural das comunidades em que a companhia está inserida.
O que fazer com latas de alumínio e embalagens pet depois do consumo das bebidas também é uma preocupação da AmBev. Para evitar que estes materiais se amontoem em lixões, a companhia estimula a reciclagem. Além de ser uma das fundadoras do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), que promove a reciclagem no Brasil, a AmBev é patrocinadora da Recicloteca, um dos maiores centros de informação sobre reciclagem e meio ambiente.
Os beneficiados serão os funcionários, para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural das comunidades, melhorando suas condições de vida, a AmBev promove ações que envolvam não só funcionários, mas também clientes, fornecedores, parceiros e a comunidade. Como exemplo, todos os cerca de 18 mil funcionários da companhia são convidados a coletar embalagens pet e latinhas de alumínio que são trocadas por cestas básicas para doação a entidades assistenciais. Lançada no ano passado, a campanha conseguiu levantar 300 mil embalagens já em sua estréia. A preocupação com a boa formação para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho faz com que a AmBev dedique atenção especial também aos filhos de seus funcionários.
3) Reciclagem, coleta seletiva na escola Papéis, embalagens, plásticos, vidros, etc. O Projeto reciclando na escola foi criado e desenvolvido pelo voluntariado da Unidade Ji-Paranaense da Escola Gonçalves Dias, reciclando a celulose, papel e embalagens, chapas e embalagens de papelão ondulado. Por meio do projeto, os papéis e papelões são reciclados pela própria escola. O alumínio e o plástico são adquiridos por empresas privadas e parceiras. Com isso, a população vai se conscientizando e diminuindo o impacto ambiental. Uma iniciativa da Escola Gonçalves Dias para incentivar a educação e a preservação do meio ambiente por meio da conscientização de professores, crianças e adolescentes sobre a importância da coleta seletiva de lixo. Modelo de conscientização com responsabilidade, o Projeto Reciclando na Escola converte materiais recicláveis em pontos que valem prêmios. O trabalho começa com a realização de oficinas e palestras nas escolas. Voluntários do Grupo Orsa apresentam os benefícios da reciclagem e salientam a importância da separação correta dos diferentes materiais recicláveis. Durante o ano, os alunos são motivados a coletar papel, papelão, garrafas "pet", plástico e alumínio. O material é encaminhado a postos de coleta dentro das escolas (caçambas e big bags). Periodicamente, esse material é recolhido e levado até os recicladores, onde tudo é pesado e os quilos são convertidos em pontos para a escola, que se transformam em prêmios: computadores, copiadoras, filmadoras e uma infinidade de material didático para as instituições de ensino.
4) Ceramista Produção
...