Etica E Responsabilidade Socioambiental
Artigo: Etica E Responsabilidade Socioambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: j.u.l.y • 22/5/2013 • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 742 Visualizações
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Quando refletimos sobre a dimensão ética nas empresas, é necessário compreender que, além dos compromissos relativos ao seu funcionamento interno, a organização empresarial possui compromissos externos, de ordem social. É neste contexto que iremos desenvolver este trabalho, pois o compromisso social da empresa se expressa, ainda, no seu engajamento com programas culturais e filantrópicos de interesse da comunidade, nos seus projetos de preservação ambiental, especialmente porque, nesse ultimo caso, a tecnológica usada pelas organizações costuma causar impactos sobre o meio ambiente.
Nos dias atuais para que uma empresa consiga credibilidade junto ao mercado em que atua, não basta só auferir qualidade a seus produtos ou serviços. Embora esse fator seja primordial e o público consumidor esteja cada vez mais exigente nesse sentido, a conquista da credibilidade é mais ampla. Englobando outros itens como: ética, compromisso, respeito à sociedade e preservação ambiental.
A sociedade como um todo se beneficia, quando as organizações agem de forma honesta com todos os envolvidos no processo sejam eles: clientes, fornecedores, sócios, funcionários, o governo e a sociedade em geral. Os valores, os rumos e as expectativas devem levar em conta todo esse universo de relacionamento e seu desempenho também deverá ser avaliado quanto ao esforço no cumprimento de suas responsabilidades públicas e em sua atuação como empresa socialmente responsável.
As empresas têm de incluir em sua estratégia de negócios o apoio a objetivos de interesse social e de responsabilidade pública, como: melhoria na educação, assistência médica, excelência na proteção ambiental, bem como conservação de recursos naturais.
Baseando-se nos estudos de Aristóteles, pode-se afirmar que a finalidade da ética é promover o bem-estar. Desta maneira, uma organização estará sendo ética se estiver consciente que o que ela deve produzir inicial e fundamentalmente é o bem-estar, com a intenção final de maximizar os seus impactos positivos e reduzir os seus impactos negativos. Ética e Responsabilidade sócio-ambiental vem se destacando como tema principal no mundo dos negócios, visto que muitas empresas utilizam-na com marketing e diferencial competitivo no mercado.
A avaliação da responsabilidade social de uma organização envolve seu relacionamento com o mundo externo. As questões éticas devem ser enfrentadas em todos os níveis da atividade empresarial, pois a ética empresarial esta relacionada com as regras básicas do comportamento individual, das empresas e da sociedade. Em diversas situações os indivíduos se defrontam com a necessidade de pautar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas. Algumas definições sobre ética nos ajudam a entender a importância de aplicá-la no ambiente empresarial e na sociedade como um todo. Para as empresas atuais ética não é mais uma opção e sim uma exigência de mercado.
Ser ético torna-se um diferencial, pois o comportamento ético rende bons resultados e agrega valor à imagem da organização. Dessa forma o gestor deve adotar o comportamento ético, ter consciência, tomar a decisão em ser ético e internalizar esses valores na empresa.
Esse comportamento ético passou a ser adotado como forma de controlar, tentando diminuir atividades ilegais, e ainda algumas ações como: corrupção, ausência de respeito mútuo, egoísmo, etc.
O compromisso da empresa com o comportamento ético é visto através dos códigos de ética. O código de ética deve ser feito de acordo com a filosofia da empresa, como Padrão de ação profissional e deve ser de conhecimento de todos, sendo explicitas com referência as suas expectativas e os seus padrões éticos. Agindo assim a empresa coloca a ética em prática, adotando princípios e valores como guia para o comportamento e conduta.
Hoje há pouca dúvida de que o público em geral espera que as empresas e outras organizações ajam com genuína responsabilidade social. Na verdade, as demandas de nosso complexo clima econômico e social apontam na direção de expectativas sempre crescentes de que as organizações irão integrar sua responsabilidade social expandida ao núcleo de seus valores e de suas atividades diárias. Os comentários feitos por Keith Davis, um respeitado teórico da gerência, diz que: “ a sociedade quer que as empresas, tanto quanto as outras instituições principais, assumam responsabilidade social significativa. A responsabilidade social se tornou a chancela de uma organização global, madura...As empresas que vacilam ou optam por não entrar na arena da responsabilidade social podem descobrir que mergulharão gradualmente no desagrado dos clientes e do público.”
O ambiente competitivo vem enfrentando transformações significativas nas últimas três décadas, obrigando as empresas a considerar o impacto ambiental provocado por suas atividades produtivas. Os consumidores, por sua vez, passaram a exigir das empresas além da qualidade e preço o comprometimento com as questões éticas, sociais e ambientais.
O meio ambiente e competitividade hoje não são antagônicos, isso porque há várias empresas que já perceberam que preservar
...