ANÁLISE DO FILME - O ÓLEO DE LORENZO
Por: duartebela1 • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 916 Palavras (4 Páginas) • 2.249 Visualizações
ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME “O ÓLEO DE LORENZO”
Título: Lorenzo’s Oil
Estúdio: Universal Pictures
Ano: 1992
Autor: Kennedy Miller
Direção: George Miller
Atores principais: Nick Nolte, Susan Sarandon, Peter Ustinov
Duração: 134 minutos
O filme “O óleo de Lorenzo” é enquadrado na categoria drama pelos especialistas em cinema, contudo, poderia também ser tratado como um filme científico. O filme trata da história (real) de “um pai e uma mãe que, diante da certeza de que seu único filho morreria de uma doença rara, resolveram fazer o que nem a ciência tinha sido capaz: encontrar a cura”. O filme apresenta esta busca, este árduo e instigante processo visando à resolução de um grande problema.
À luz do que temos estudado sobre Metodologia e Projeto de Pesquisa, procure identificar, na fita, os passos do trabalho de investigação científica e os momentos em que ocorreram.
Identificação do problema:
Lorenzo levava uma vida normal ate os seis anos de idade, quando passou a ter diversos problemas. O diagnostico foi de andrenoleucodistrofia (ALD), uma doença degenerativa extremamente rara e incurável, em que ocorre o desgaste da mielina (presente no neurônio), provocado pelo acumulo de gorduras saturadas. O paciente morre em, no máximo, dois anos. Os médicos não sabiam como trata-lo, e havia pouca pesquisa sobre a doença. Os pais do menino não se conformaram com o fracasso dos médicos e com a falta de medicamentos para a doença. Assim, decidiram estudar e pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que pudesse deter o avanço, de caráter hereditário, transmitida geneticamente pela mãe.
Hipóteses Levantadas:
A 1ª hipótese levantada foi a da pia, onde o pai observou que mesmo cortando a gordura saturada da dieta do filho, o nível da mesma não diminuía, pois, como resposta do organismo de Lorenzo, havia uma superprodução da gordura. A 2ª hipótese foi a das enzimas iguais. A 3ª hipótese busca uma solução para a regeneração da mielina, a reconstrução da mielina a partir da inserção de células nervosas.
Definição do Objeto de Estudo:
Os pais de Lorenzo só acumulavam dúvidas e incertezas, não se conformaram e iniciaram uma batalha científica para melhor entender o “inimigo” invisível que lentamente destruía o cérebro de Lorenzo, deixando-o cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e de se comunicar. Estudaram a doença, todo o seu procedimento e características, detalhadamente para que pudessem de fato encontrar um tratamento efetivo ou quem sabe até sua cura. Além de muitos dias de estudo e pesquisa, investiam em reuniões que concentravam os maiores médicos para que pudessem chegar a alguma conclusão sobre a ALD.
Justificativa para Execução da Pesquisa:
Os pais do Lorenzo insatisfeitos com os resultados dos exames eles resolverão correr atrás de respostas. Todas as pesquisas realizadas pelos pais visavam encontrar uma forma de tratamento que minimizasse o sofrimento de Lorenzo, mesmo sabendo que os danos cerebrais não seriam revertidos, tentavam ao menos barrar os sintomas que seriam inevitáveis a medida que o tempo passasse.
Objetivos a Serem Alcançados:
Tenta reduzir os ácidos graxosa níveis normais para diminuir a degradação do cérebro do garoto.
Embasamento Teórico para as Investigações:
Foi feito pesquisas em livros, artigos e em simpósios para buscar uma solução para cura da ALD.
Metodologia Empregada:
Simpósio: onde houve a participação dos pais de Lorenzo, de uma equipe de médicos e de pessoas interessadas no assunto; pesquisas de campo de estudos: onde os pais de Lorenzo saíram para visitar outras famílias que tinham o mesmo problema; quando foram atrás de químicos que pudessem produzir o óleo; aprofundados em livros bibliográficos: que foi o que os pais e também alguns médicos fizeram durante o filme depois de todos os caminhos realizados pelos pais de Lorenzo conseguiram através da manipulação de um óleo, que é feito a base de extrato de óleo de oliva, o qual em ratos era fatal, mas que em seres humanos não era prejudicial, que o mesmo enganasse o organismo para que este não produzisse a ácidos graxos em excesso. Por meio deste tratamento Lorenzo teve uma expectativa de vida muito maior do que a que os médicos já tinham pre constatado.
...