ANÁLISE EXPERIMENTAL
Tese: ANÁLISE EXPERIMENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ruthfreire • 24/2/2015 • Tese • 453 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
ANALISE EXPERIMENTAL
Atividade desenvolvida no laboratório de informática durante a disciplina Método de Observação, apresentado à
Professor (a): Luciana Di Domizio Amaral
Salvador-Bahia
Resumo
Este relatório consiste na Análise Experimental do Comportamento diante do programa Sniffy, baseando-se no comportamento de um rato preparado para receber experimentos. Onde observamos seu comportamento de acordo com nossos comandos configurados no programa. Observamos em seu comportamento o condicionamento clássico através da Aquisição do comportamento de medo, Extinção do comportamento de medo, Recuperação Espontânea e Efeitos da Intensidade do Estímulo.
Introdução
Este relatório sobre a Análise Experimental do Comportamento dentro do programa Sniffy, busca entender de que forma acontece o condicionamento clássico, este experimento tem como sujeito um rato,totalmente elaborado para receber os comando de configurações de condicionamento clássico e operante. Fizemos uso de US e CS, com intensidades variadas e também mantendo a variação de tempo e intervalo da apresentação dos estímulos.
Procedimentos
Experimento 1 (Aquisição)
Usamos o programa Sniffy no laboratório de informática da faculdade Estácio fib nas aulas de Análise Experimental do Comportamento com a professora Luciana Di Domizio Amaral. No programa de trabalho onde foi feito o experimento, nos deparamos com um rato dentro de uma Caixa de Skinner, onde o sujeito do experimento estava reconhecendo seu ambiente atual, andando de um lado para o outro, ficando em pé se apoiando nas paredes, fez auto limpeza, pressionou poucas vezes a barra de alimento e poucas vezes foi ao bebedouro. Após a familiarização de ambos (rato e observador) ficamos preparados para começar o experimento. De inicio configuramos o programa para fazermos uma aquisição, seria está então uma aquisição de medo, sendo da seguinte maneira:
Apresentamos ao rato na caixa de Skinner dois estímulos
...