ARRANJOS FAMILIARES
Artigos Científicos: ARRANJOS FAMILIARES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1705 • 5/2/2014 • 1.983 Palavras (8 Páginas) • 826 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ELIANE PEREIRA GOMES
“UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA”
Betim
2011
Eliane Pereira Gomes
“UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA”
Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas. Produção textual individual.
Orientador: Profs. ADARLY RASANA MORAES, LISNÉIA APARECIDA RAMPAZZO, MÁRCIA BASTOS, SÉRGIO DE GOES BARBOSA.
Betim
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1UM RESGATE NO CONCEITO............................................................................ 4
2.2 APROFUNDANDO NO ASSUNTO 4
2.3 FAMÍLIA MONOPARENTAL FEMININA 4
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................7
REFERÊNCIAS..........................................................................................................8
INTRODUÇÃO
Iremos apresentar neste desenvolvimento um assunto muito comum nas sociedades, os vários arranjos familiares existentes.
Será mostrado um rápido resgate do conceito de família, em seguida um pouco da tragetória desses arranjos, até chegar na atualidade.
Alguns modelos de arranjos também seram mensionados, como exemplo. Sendo um deles analisado mais criticamente.
O desenrolar do contexto irá abordar como a familia monoparental feminina está aumentando com o passar dos anos, sendo este o foco da discussão. Sendo apontados pontos positivos e negativos no assunto. Finalizaremos esta analise, colocando como interesse a contribuição do assistente social, nessas familias.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 UM RESGATE NO CONCEITO
O que é Família
São membros consaguíneos ou residem uma mesma residência.São grupos de parentes ou afinidades que se relacionam com alguma regularidade e intensidade;ela pode ser família estendida(envolvendo outros parentes)ou pode ser constituída por mais de uma família(núcleo familiar)
Mas com o passar do tempo esse conceito vem sofrendo alte
rações, tanto na compreensão quanto na extensão.
Um modelo de família muito comum na idade média era o modelo patriarcal, composto por pai, mãe e filhos que convivem em base da autoridade do pai sobre a mulher e os filhos,este porem provendo o sustento da família.
No entanto vae ressaltar que este modelo ainda existente, encontra-se em crise.
Na era moderna a industria se amplia ; o homem passa a trabalhar nas fáfricas.E a mulher entra no mercado de trabalho com intuito de ajudar no sustento da família , e com isso trazendo idéias de igualdade e de direitos; consequentemente a educação antes papel da mãe, passa a ser dividido com as escolas.
2.2 APROFUNDANDO NO ASSUNTO Com todo esse desenvolvimento, surgem outras transformacões, principalmente dentro dos lares, uma vez que a mulher adquire os mesmos direitos que o marido.E assim são criados novos arranjoa de família, se enquadrando, nas mudanças da sociedade.Como mostra os exemplos: TIPOS DE FAMÍLIA Família díade nuclear- Duas pessoas em relação conjugal sem filhos;
Família nuclear ou simples- uma só união entre adultos e um só nível de descendência pais e seus filhos;
Família homossexual- Família em que existe uma união conjugal entre duas pessoas do mesmo sexo;
Família monoparental- Família constituída por um progenitor que co-habita com o( sseu(s) descendente(s);
Família unitária- Família constituída por uma pessoa que vivem sozinha; Família de co-habitação- Homens e melheres que vivem na mesma habitação sem laços familiares ou conjugais, com ou sem ojetivo comum; Família Adoptiva – Família que adoptou uma ou mais crianças não consaguíneas, com ou sem co-habitação de filhos biológicos. Família consaguínea-Família em que existe uma relação conjugal consaguínea,independentemente da restante da estrutura. Família tradicional- Família estruturada em função do gênero feminino/masculino, diferenciados, em que cada membro tem um papel pré estabelecido na família e na comunidade; Família moderna- Família em que a igualdade de gênero é a base da união, qualquer
...