AS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO NO ATLETISMO E EM ALGUMAS CONDIÇÕES ESPECIFICAS DOS FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO HUMANO.
Por: FhernandaBrunna3 • 8/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.429 Palavras (6 Páginas) • 543 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 O PROCESSO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO ATLETISMO EM SUAS DIVERSAS FASES 5
1.1 Desenvolvimento motor na fase infantil 5
1.1.1 Desenvolvimento motor na fase Adulta 5
1.1.1.1 Desenvolvimento motor na idade avançada 6
2 DESENVOLVIMENTO MOTOR E TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO.........................................................................................................7
2.1 Desenvolvimento motor......................................................................................7
2.1.1 O que é o TDC e suas respectivas transições da fase infantil para adulta.......7
CONCLUSÕES DO GRUPO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento motor dentro da realidade do atletismo, com seu método de ensino e das aulas de Educação Física, é de grande importância em sua relação prática com o as fases do desenvolver humano. A partir do atletismo no ambiente escolar, e demais ambientes favoráveis a prática deste esporte, os benefícios que o exercício fornece a saúde e a mente, são de grande valor para a realidade humana com suas características e qualidades. A prática do atletismo é de suma importância para valorizar e ampliar nossas capacidades vitais. Tal desenvolvimento perpassa toda a realidade humana, na suas diferentes fases, seja na fase de criança, na fase adulta ou na velhice. Como se dá tal características é o que iremos abordar neste portfólio.
Na fase inicial, ou fase infantil, o desenvolvimento motor é uma fase de grandes mudanças comportamentais, onde são desenvolvidas etapas que vão sendo intercaladas de modo progressivo ate chegar à adolescência, passando depois pela fase adulta ate chegar na velhice, o estimulo do ambiente na infância é primordial para o sucesso das próximas etapas, assim como também fator genético, fator do ambiente, e exigências da tarefa são grandes influenciadoras no desenvolvimento ou “atraso” dessas crianças. Percebe-se com isso que algumas crianças se desenvolvem mais que as outras trazendo consigo a carga destes fatores citados acima.
A fase adulta é a fase em que todas as minhas habilidades motoras surgidas na fase anterior se qualificam e assumem sua máxima plenitude. Há um risco durante esse processo de passagem da pessoa desenvolver o que chamamos de TDC que é o transtorno do desenvolvimento da coordenação, sua principal característica é o serio comprometimento da coordenação motora. Tal transtorno começa na fase infantil e podem persistir em toda vida do indivíduo. Crianças que possuem essa deficiência são vistas como desengonçadas, desajeitadas, e atrapalhadas, possuem dificuldades no aprendizado, têm dificuldades em realizar atividades simples como arremessar, chutar, nadar, correr, o aspecto mais perverso da deficiência é a ausência de sinais neurológicos.
A fase da idade avançada, nesta fase a coordenação motora fica em defasagem, as pessoas de mais idade não conseguem e não tem mais tanta disposição para desenvolver suas atividades corporais, os reflexos se tornam menores que nas outras fases e todo seu corpo entra num processo de enfraquecimento. Porém temos que levar em consideração que o desenvolvimento motor não tem uma fase definida para terminar, foi percebido, que ele continua presente em todas as etapas do indivíduo, para os idosos é imprescindível essa readaptação, por conta da nova postura, e das dificuldades de locomoção que a velhice impõe.
Portanto, tal trabalho tem por objetivo conscientizar as pessoas da importância de desenvolver o processo motor em todas as fases da vida, para se qualificarem melhor na existência humana. Tendo em vista que o processo motor passa por todas as fases da vida.
1 O PROCESSO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO ATLETISMO EM SUAS DIVERSAS FASES
A coordenação motora é uma realidade que abrange toda a existência humana, não podemos de fato desenvolver nossas qualidades e habilidades vitais, das quais utilizaremos por toda nossa vida, sem um bom desenvolvimento motor, que se dá por auxilio do atletismo.
Quando se considera, a dinâmica corporal variada na construção das ações corporais, há que se considerar os processos de significação,ou seja, aquilo que dá sentido a outras ações corporais.
Em outros termos o que dá sentido ao movimento humano é o contexto onde ele se realiza. (DAÓLIO,1998).
- Desenvolvimento motor na fase infantil
Assim, é importante definir que na fase inicial o atletismo é de suma importância, pois testa as mais diversas capacidades motoras, individuais e coletivas, aprimorando assim o desenvolvimento motor e habilidades, para praticar as mais diversas atividades, possibilitando o conhecimento das suas dificuldades e facilidades. Este processo de desenvolvimento motor é continuo e demorado, pois acontece durante todo o ciclo de vida, onde experimentam suas possibilidades , seus limites, adquirindo auto confiança e saber lidar com os obstáculos dando a ela condições de realizar vários níveis de desenvolvimento motor na infância, conforme a sua faixa etária, como: andar, correr, saltar e arremessar
...