O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO HUMANO
Por: 30001987 • 17/8/2021 • Relatório de pesquisa • 1.717 Palavras (7 Páginas) • 258 Visualizações
ANHANGUERA
DISCIPLINAS:
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO;
FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO HUMANO;
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS;
APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E ESPORTE;
METODOLOGIA CIENTÍFICA
DOCENTES:
Prof. Me. TÚLIO MOURA
Prof. Ma. MARGARETE BROLESI
Prof. Dra. LUANA CRISTINE FRANZINI
Prof. Ma. ALESSANDRA BEGGIATO PORTO
Prof. Me. THIAGO VIANA CAMATA
DISCENTES:
JOSELAINE THAISE DOS SANTOS – 082.093.294-99
FLÁVIA YSTEFANY GOMES DOS SANTOS – 129.320.824-85
EVERTON TEODORO DOS SANTOS – 126.499.464-82
BENIREUDO PINTO DA SILVA – 037.095.384-32
JEFFERSON HENRIQUE BATISTA PEREIRA – 095.270.574-50
AMECYARA KARIELLE CAVALCANTE LINS – 077.170.414-30
INTRODUÇÃO
Há décadas especialistas vem analisando e desenvolvendo vários métodos e equipamentos que facilitam nossa aproximação com uma melhor qualidade de vida. Isso é válido não somente para quem é adepto à prática de esportes, mas para as demais atividades.
Abordaremos a seguir várias maneiras de avaliar o indivíduo como um todo, através do seu desenvolvimento e suas limitações. Assim, podemos usar parâmetros para uma avaliação sólida, embora a mesma seja flexível e adaptável a várias etapas do desenvolvimento.
Nosso objetivo será mostrar que como profissionais não podemos usar a avaliação do indivíduo como algo permanente, pois através de atividades bem elaboradas, e de uma boa avaliação, essas limitações passam a ser momentâneas.
DESENVOLVIMENTO
A ideia de avaliar a atividade física em uma população é baseada no desejo de determinar o estado de atividade atual da mesma e verificar se ela está de acordo com os critérios apropriados para uma boa saúde e desenvolvimento (WELK; CORBIN; DALE, 2000) (DOCHERTY, 1996), como também, verificar se a comunidade está de acordo com os parâmetros apropriados para uma boa saúde e bem estar, sendo que Safrit (1995) afirma que a saúde é relatada e mensurada a partir dos seguintes componentes:
• Capacidade aeróbica;
• Força e resistência muscular;
• Flexibilidade e composição.
Segundo Morron Jr. Jackson, Dirsch e Mood (2000), os testes com tal características começaram a receber atenção a partir do momento em que percebeu-se, durante as convocações para a primeira e segunda guerras mundiais, que muitos adultos jovens nos Estados Unidos foram reprovados nos testes físicos. Sendo que Docherty (1996) coloca que inicialmente estes testes referiam-se à eficiência da função muscular e visaram puramente o desempenho motos e muscular.
Partindo desse pressuposto, Docherty (1996a) coloca que os testes físicos para crianças e adolescentes têm por objetivo:
a) Desenvolver perfis que descrevam e entender variações individuais dentro dos padrões/parâmetros normais de crescimento, maturação e desempenho físico.
b) Avaliar os impactos dos fatores ambientais no crescimento, maturação e desempenho físico.
c) Avaliar os efeitos da atividade física regular no crescimento, maturação e saúde.
d) Examinar a treinabilidade de crianças durante os anos circumpubertários.
e) Monitorar potenciais lesões ocorridas a partir da participação em esportes de alto rendimento durante os anos circumpubertários.
f) Entender as respostas agudas aos exercícios de crianças em várias intensidades.
g) Monitorar a tendência secular.
De um modo geral, quando se fala em avaliar determinadas características, refere-se a determinados padrões/parâmetros que tem a intenção de melhor identificar as necessidades individuais e populacionais. Dessa forma, vários autores (MORRON JR. ET AL, 2000; DOCHERTY, 1996) colocam que estes padrões/parâmetros referenciam os resultados encontrados por norma ou critério, sendo que cada uma destas maneiras tem suas vantagens e desvantagens.
Sendo o movimento o objeto de estudo da Educação Física, e o resultado observável e mensurável do comportamento motor, este deve ser estudado desde os primeiros anos de vida da criança, principalmente durante a infância, para que se possa empreender o processo de desenvolvimento e aquisição de habilidades motoras básicas. Sem um profundo conhecimento dos aspectos do desenvolvimento motor das crianças, os professores somente podem supor as técnicas educacionais e os métodos de intervenção apropriados. As capacidades motoras de manipulação, locomoção e de estabilização estão diretamente ligadas ao processo de formação de habilidades motoras, sejam elas esportivas (um chute no futebol) ou habilidades usadas no dia-a-dia para trabalhar, locomover-se, brincar, etc. As estruturas fisiológicas também estão presentes no comportamento motor, assim, “o movimento é gerado através de complexas interações que ocorrem ao nível do sistema nervoso central e periférico, que processam as informações sensoriais.
Sendo assim, os movimentos permitem ao ser humano solucionar problemas, comunicar-se, expressar a criatividade, os sentimentos, explorar o meio ambiente e agir sobre ele. Eles fazem parte do nosso processo de evolução.
Questionário
Nome completo: Paulo Antônio Omena da Silva Data de nascimento: 27/08/1984
Instituição em que trabalha: Prefeitura Municipal de Branquinha - Secretaria Municipal de Educação.
Formação acadêmica: Licenciatura em Educação Física
1. Quando suas aulas são planejadas, você leva em consideração as fases do desenvolvimento
...