TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EXPERIÊNCIAS NOS MOVIMENTOS

Por:   •  19/4/2021  •  Dissertação  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

EXPERIÊNCIAS NOS MOVIMENTOS

RELATÓRIO DE PRÁTICA

AYLA DA ROCHA CURITIBA                        

4288441

ITAPEMIRIM/ES

31/10/2019

  1. Introdução

O presente relatório abordará o desenvolvimento do trabalho de Ginástica, titulado como Experiências nos movimentos. É de grande importância o aprendizado da Ginástica para o aluno e futuro profissional de Licenciatura em Educação Física, pois no decorrer do curso, aprendemos que a ginástica é como se fosse um princípio para os outros esportes.

  1. Objetivos

O Objetivo deste relatório é transparecer o caminho percorrido para a elaboração da atividade fim, demonstrando o passo a passo e todos os possíveis detalhes, para a elaboração de uma coreografia original contendo todas as recomendações da avaliação. E também mostrando a importância da introdução da ginástica nas aulas de Educação Física. Pois ela é tão importante como os outros conteúdos dentro da Educação Física.

  1. Desenvolvimento da prática

A base da coreografia é ser algo original e colocar em prática o conteúdo estudado. Para ser apresentado o trabalho, seria preciso abordar os elementos corporais da ginástica. Sendo eles:

  • Pose “posturas que indicam o início ou a finalização de um elemento”.
  • Passos “execução de um deslocamento com transferência do peso do corpo de um pé para o outro sem a perda de contato com o solo”.
  • Corridas “execução de um deslocamento com transferência de peso do corpo de um pé para o outro, com a perda momentânea de contato com o solo”.
  • Saltitos “movimentos que se caracterizam por uma curta permanência do corpo no ar e uma perda momentânea do contato com o solo”.
  • Saltos “movimentos que se caracterizam por uma acentuada permanência do corpo no ar”.
  • Balanceamento “movimentos pendulares de ir e vir dos braços e/ou tronco”.
  • Circunduções “movimentos giratórios de no mínimo 360 graus, de um segmento corporal, tendo como ponto fixo uma articulação. Podem ser executados nos vários planos de forma simétrica ou assimétrica”
  • Equilíbrio “elemento corporal que exige a manutenção de uma posição, durante um curto período de temp, dois ou três segundos, sobre um ou dois apoios”.
  • Giros “movimentos de rotação do corpo em torno do eixo longitudinal.ou seqüência de elementos, durante a execução da série”.
  • O primeiro passo depois de ter estudado todos os elementos da ginástica, foi anota-los em uma folha. Feito isso comecei ao desenvolvimento da coreografia. Senti um pouco de dificuldade para conseguir juntar todos os passos. Mas ao decorrer do dia consegui organizar todos os movimentos. E por fim a coreografia estava pronta.
  • Foi criado uma coreografia com passos de pouca dificuldade, podendo ser aplicada a alunos do 6º ao 9º ano, porém ela também poderia ser adaptada para ser aplicada a alunos menores ou maiores. Segundo Ayoub (2003, p. 84) a ginástica quase não existe na escola devido a preconceitos e por serem atividades extremamente difíceis. A coreografia seria facilmente desenvolvida nas escolas de Ensino Fundamental da região
  • Para a prática da atividade foram usados: o celular para gravar o vídeo,  uma caixa de som com pen drive com a música escolhida, que foi a Tchaikovsky- Lago dos Cisnes, por ser uma música que marcou muita a minha infância. Também foi usado um figurino especial, que faz parte do grupo de dança Restituição de Itapemirim-ES. Como objeto oficial foi utilizado uma fita própria para ginástica, facilmente confeccionada com fita de cetim e vara de bambu. E como aparelho não oficial, foi usado um guarda-chuva.
  • Após horas de ensaio, com a ajuda de mais duas pessoas, que gravaram o vídeo, pudemos realizar todo o vídeo com as recomendações abordadas.

  1. Considerações finais

Foi de enorme apredizado poder além da teoria, praticar os elementos corporais da ginástica , pois de acordo com Schiavon, Nista-Piccolo (2007), um fator relevante para a ausência da ginástica em meio escolar, é o desconhecimento, por parte dos professores, sobre como trabalhar o conhecimento gímnico, o que nos mostra a dificuldade de visualizar a ginástica para além do seu aspecto competitivo. Com este trabalho foi possível conhecer melhor os elementos da ginástica e entender melhor como poderíamos passar esses elementos para os futuros alunos.

  1. Referências bibliográficas

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_gilce_vicente_teixeira.pdf

AYOUB, Eliana. Ginástica Geral e Educação Física escolar. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. A ginástica como área de conhecimento na formação profissional em educação física: encaminhamentos para uma estruturação curricular. Campinas, SP: [s.n.], 2004. Tese (Doutorado em Educação Física) Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com