ATIVIDADE PORTFÓLIO DA DISCIPLINA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: patymiziara17 • 20/5/2017 • Relatório de pesquisa • 907 Palavras (4 Páginas) • 962 Visualizações
CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
LUCAS ISSA DE OLIVEIRA NINA
ATIVIDADE PORTFÓLIO DA DISCIPLINA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
São Paulo – SP
2017
INTRODUÇÃO
Neste portfólio abordaremos a motivação no ambiente de trabalho, já que esta tem impacto direto nos resultados, bem como as atitudes dos colaboradores em seu local de trabalho. A nível individual, a motivação tem mais impacto no sucesso de uma carreira do que inteligência, capacidade ou salário.
Importante ressaltar que é necessário sempre visar o bem estar de todos, porém, nem sempre todos conseguem se sentir bem e encontrar um sentido de propósito maior naquilo que fazem, a solução, nesse caso, é mudar o modo como enxerga o que está sendo feito, já que até tarefas aborrecidas podem ter um propósito maior.
Na abordagem deste portfólio falaremos sobre a palestra de Dan Ariely, que destacta o impacto do “sentido de propósito” na motivação. Perceberemos o quão impressionante é o impacto até nas situações mais simples.
ATIVIDADE PORTFÓLIO – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Partindo do princípio da palestra apresentada por Dan Ariely, conseguimos observar diversos exemplos de motivação citados por ele. Exemplificou bem essas questões e de como os colaboradores das organizações são felizes e deprimidos. Um exemplo interessante citado por ele é a história de um funcionário (seu aluno) que passou duas semanas em uma apresentação de Power Point para uma reunião importante, gastando dias, horas e madrugadas para a conclusão do seu trabalho. Chegando à reta final apresentou ao seu supervisor e foi elogiado, porém, foi informado que a fusão havia sido cancelada.
Depois dessa notícia, obviamente, o funcionário se sentiu deprimido, pois se comprometeu durante duas semanas para apresentar o seu melhor e no momento final o projeto havia sido cancelado.
Infelizmente no cotidiano acontecem diversos fatores iguais a esse, o indivíduo tem a chance de demostrar o seu talento e acaba obtendo um resultado negativo. Talvez não pelo seu desempenho, e sim por não ter mais a chance de apresentar suas qualidades. Essas situações, como a do exemplo acima, podem causar uma falta de vontade por parte do indivíduo ou ele pode usar esse momento para continuar se motivando, enxergando que não foi seu trabalho o culpado, e sim um fato externo, o qual nada dependia de seu desenvolvimento.
Partindo dessa premissa, sabemos que os indivíduos têm atitudes e pensamentos diferentes. O ideal é sempre encontrar um sentido de propósito maior naquilo que foi feito.
Dan Ariely aborda, ainda, a questão da forma em que as pessoas trabalham apenas por valores, até o momento em que sentem que não é mais compensatório. Nessa ocasião, foi nos dado o exemplo de um trabalho constante e repetitivo tornando um trabalhador acomodado, que realiza sempre o mesmo trabalho, não cresce, está infeliz e só está nas atividades por causa da necessidade financeira.
Nessa questão, o indivíduo poderia se propor a realizar a tarefa de um modo diferente ou talvez, fazê-la mais depressa ou acrescentando algo em seu ambiente de trabalho que lhe cause mais conforto.
Na matéria comportamento organizacional vimos que a principal característica é o comportamento dos colaboradores em seu ambiente de trabalho. Porém nas situações propostas pelo palestrante, observamos que cada indivíduo tem seu comportamento, devendo-se destacar o bem estar do colaborador.
A motivação é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento do comportamento organizacional, pois consegue animar as pessoas deprimidas e que não se sentem satisfeitas com ambiente de trabalho. Abaixo seguem algumas maneiras de motivação para aplica-las no ambiente de trabalho:
...