ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Por: sebasthianna • 4/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.283 Palavras (10 Páginas) • 194 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Polo Atibaia/SP
CURSO: TECNOLOGIA GESTÃO RH
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ELISANGELA SANTOS DE CARVALHO LIMA - RA 436633
LUIZ ROBERTO LARANJEIRA DA SILVA JÚNIOR – RA 394275
MARILIA DA SILVA - RA 434269
WILLYAN RICARDO VANIN - RA 436642
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Profª. Jaqueline Laurino Jori (Tutora á Distância TG RH 4)
ATIBAIA, 20 DE ABRIL
Semestre 1-2013
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina Comportamento Organizacional dos Cursos de Tecnologia em Gestão Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação do professor–tutor presencial JULIO REIS.
Atibaia – SP- ABRIL -2013
INTRODUÇÃO
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico) e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos, menos tempo, menor orçamento menos matéria prima etc.) (Brender, 2009).
EFICÁCIA
Preocupa-se com a realização de um trabalho que atinja o resultado de forma completa (plena).
Eficácia trata-se de “como fazer”
Outra definição:
Eficácia é a coisa certa, o resultado; o objetivo, aquilo que se faz, isto é, a sua missão.
EFICIÊNCIA
Preocupa-se com o processo utilizado para obter o resultado desejado.
Eficiência trata-se de “o que fazer”
Outra definição:
Eficiência é: fazer o certo, o meio para se atingir um resultado; é a atividade ou, aquilo que se faz.
Citações:
Para o Pai da Administração Moderna – Peter Drucker, “ a eficiência consiste em fazer certo as coisa e a eficácia em fazer as coisa certas”.
CAPÍTULO 1
Comportamento organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções afim de: reter talentos, evitar Turnover e promover engajamento e harmonia entre os Stokenolders.
O entendimento do comportamento organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garante, tanto o amadurecimento como o melhor aproveitamento das competências da ambos.
Antes de definir o próprio conceito de estrutura organizacional vamos referir as investigações em que se obtiveram os resultados mais significativos no desenvolvimento do problema da estruturação eficaz das organizações.
Os estudos realizados por Burns e Stalker (1961), Paul Lawrence e Jay Lorsch (1967), Galbraith (1977), que descreveram o impacto do ambiente na estrutura organizacional;
O estudo de Derek Pug (1963 – 1964) que analisa a correspondência entre dimensões da organização e características da estrutura.
Estes estudos, apesar de considerarem aspectos diferentes do funcionamento das organizações, todos chegaram à mesma conclusão geral de que não existe uma estrutura que seja melhor, mas sim diferentes estruturas que melhor se adaptam a diferentes condições.
Definição de sistema Aberto e sistema Fechado
Sistema aberto: com alta permeabilidade tem muitas entradas e saídas que permitem intensas transações com o seu ambiente externo. Apresenta pouca previsibilidade. Está ligada diretamente ao meio ambiente. Ex Seres vivos ou orgânicos, mais complexos ou de difícil caracterização, organizações, empresas, economia global ou nacional, mercados, negócios, pessoas.
Sistema fechado: com baixa ou nenhuma permeabilidade, isto é com poucas entradas e saídas
Em relação ao ambiente externo. Suas entradas e saídas são limitadas bem conhecidas e adequadamente determinados resguardando entre si uma relação de causa e efeito .Ex: motores, artefatos, programações e orçamentos. (fonte: Livro: Administração – Idalberto Chiavenatto)
QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMA ABERTO E FECHADO
SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
_Fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. | _Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: O Universo. |
_Mantém contínua troca de energia e matéria com o ambiente. Ex.: Organismos vivos. | _Não precisa interagir com o ambiente para funcionar. Ex.: Máquinas e relógio. |
_Há fonte energética e material com o exterior. Ex.: Água | _Não há fonte energética nem material com o exterior. Ex.:pedra. |
_Troca energia, informação e matéria com o ambiente. Ex.: ¿¿¿¿ | _Perda de contato com o ambiente = morte. Ex.: Tuberculose. |
CAPÍTULO 2:
PESQUISA SOBRE CONCEITO DE INOVAÇÃO
Nome: Marcelo Lima
Idade: 42anos
Profissão: Faturista
Grau de escolaridade: Formado em pedagogia e História.
INOVAÇÃO nada mais é procurar melhorar condições, seja, ferramentas de trabalho ou treinamento, para resultados melhores com menos custos.
Nome: Julio Blanco
Idade: 37anos
Profissão: Encarregado de Expedição
Grau de escolaridade: cursando Superior em Logística
INOVAÇÃO é criar novas situações, novas idéias para melhorar seu ambiente de trabalho.
...