ATIVIDADES PRÁTRICAS SUPERVISIONADAS
Por: Liz Helen Lima • 10/3/2019 • Trabalho acadêmico • 6.740 Palavras (27 Páginas) • 77 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS[a] E COMUNICAÇÃO- ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Antes de começar dona ESTER OU QUEM FOR CORRIGIR, reze o ave Maria 3 vezes
APS- ATIVIDADES PRÁTRICAS SUPERVISIONADAS
ADUFÉRTIL FERTILIZATES LTDA
CAMILA BIANCA DINIZ RA N329BC3
ESTERFHANY LYZAMA DA SILVA SANTOS RA D7186B1
LIZ HELEN PEREIRA DE LIMA RA D6814D1[b]
MARIANA BIANCHI LOSCHI RA D608703
MICHELE COMINIAN[c] PEREIRA RA N308HE6
MILENA CRISTINA ALVES RA D64FBC3
JUNDIAÍ-SP
2018
CAMILA BIANCA DINIZ RA N329BC3
ESTERFHANY LYZAMA DA SILVA SANTOS RA D7186B1
LIZ HELEN PEREIRA DE LIMA RA D6814D1[d]
MARIANA BIANCHI LOSCHI RA D608703
MICHELE COMINIAN[e] PEREIRA RA N308HE6
MILENA CRISTINA ALVES RA D64FBC3
][f]
Evidências de aplicação das teorias da administração:
Um estudo sobre as práticas de[g] administração em uma organização de médio porte de acordo com os critérios do BNDES
JUNDIAÍ-SP
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
A evolução do pensamento Administrativo é[h] estudo da administração e suas mudanças ao longo tempo. Para conseguir entender essas mudanças são necessárias às teorias abordadas pela Administração Cientifica (Taylor); Administração Clássica (Henri Fayol); Escola Burocrática (Max Weber).
O documento a seguir terá como objetivo analisar os aspectos e impactos[i] e externo que influenciam o cotidiano e as ações organizacionais por meio do planejamento da organização da direção e do controle das operações. Com a finalidade ressaltar[j] a importância do conhecimento das teorias para administração das entidades conforme abordagem dos personagens e suas teorias.
A relevância desta pesquisa se dá pelo valor do aprendizado, ligado a adaptação de ideias conforme as realidades atuais e da identificação com as maneiras de diversas[k] de administrar idealizadas por cada pensador.
A empresa Adufértil Fertilizantes na qual foi realizado o estudo de caso se especializa na produção e comercialização de fertilizantes com foco na qualidade para contribuir com excelência no agronegócio brasileiro[l] prezando pela transparência e bom relacionamento com clientes e funcionários.
- REVISÃO CONCEITUAL
1.1.2 Introdução á Administração
A palavra administração tem origem do latim “administratione”, com significado de direcionar e gerenciar determinadas funções.
A administração é uma ciência fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinares[m] elementos de produção. Para que se atinjam os objetivos estabelecidos e obter resultado eficaz e o retorno desejado (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social.
1.1.2. Tarefa da Administração
A tarefa da administração envolve a interpretação de objetivos a fim de transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, da organização, da direção e do controle.
Administrar é o ato de realizar coisas por intermédio das pessoas, segundo declarou, 1979, o presidente da American Management Association. Pag. 03 (Moraes, 2004)
1.1.4. Habilidades e Competências do Administrador
Todo administrador precisa ter no mínimo as três habilidades abaixo:
Habilidade humana: A capacidade de trabalhar com pessoas, a fim de compreendê-las e criar motivação para alcançar o objetivo propostos.
Habilidade técnica: Capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização. Buscando aperfeiçoar seus conhecimentos de todas as formas possíveis dando continuidade aos estudos a fim de compreender as mudanças e as formas de agir para atuar na organização de modo eficiente, eficaz e autoconfiante.
Habilidade Conceitual: É a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de uma organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como sua parte depende umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica). (Katz, 2018)
1.1.5. Funções Administrativas
Para Henri Fayol, a função administrativa era a mais importante de todas (pois[n] coordenava as demais), e tinha como componentes:
Planejamento: Trata-se de um processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre os objetivos que a empresa buscará no futuro. Basicamente, estabelecia os objetivos e metas da organização e especificava o modo como eles seriam alcançados. Vale ressaltar também, que o planejamento possui diferentes níveis organizacionais (estratégico tático e operacional);
Organização: É considerado o instrumento de operacionalização do planejamento, a estrutura organizacional que possibilita a transformação dos planos em objetivos concretos. Entende-se que é a maneira como a empresa coordena todos os seus recursos (humanos, financeiros, materiais etc.) alocando-os de acordo com o planejamento.
Comando: É a condução da empresa no sentido de atingir os objetivos visados. A função de comandar está diretamente ligada à autoridade e ao poder. Em seu sentido mais puro, trata-se de fazer com que os subordinados (colaboradores) executem o que precisa ser realizado, de forma clara e concisa e de acordo com os desejos da alta administração.
Coordenação: Podemos dizer que significa reunir, unificar e harmonizar todas as atividades e esforços visando o alcance dos objetivos previamente traçados durante o planejamento da organização. A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços necessários por parte da empresa. Resume-se em ligação e união.
...