ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS PLUVIÔMETRO
Por: jolineto98 • 16/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 242 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PLUVIÔMETRO
Manaus-AM
2017
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PLUVIÔMETRO
Manaus-AM
2017
Sumário
1.Introdução 4
2.Desenvolvimento 5
3.Objetivo 6
3.1 Objetivo Geral 6
3.2 Objetivo específico 6
4.Metodologia 7
5.Máteriais e metódos 8
6.Cálculo de Pluviosidade 9
7.Planilha de dados 10
8.Comparação com Dasdos anteriores 12
9.Pluviograma Gráfico 14
10.Conclusão 15
11.Referencias Bíbliográfica 16
12.Anexos 17
1.Introdução
O pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) precipitados durante um determinado tempo e local, e que são muito ultilizado em estações meteorológicas, onde para fazer esse trabalho se usam dois aparelhos que são comumente empregados nas medições das chuvas: o pluviômetro e o pluviógrafo.
Os pluviómetros básicos dispõem de uma abertura por onde entra a chuva, que cai através de um funil num recipiente marcado com uma régua. Ao observar nesta régua até onde chega a água, é possível saber quantos milímetros de chuva caíram desde que se começou a colheita até se realizar a observação.
O projeto do Pluviômetro tem como objetivo tirar a média do nível de chuva no determinado mês em uma região.
2.Desenvolvimento
Um pluviómetro é um dispositivo que é utilizado para calcular as precipitações (chuvas) que caem num certo lugar durante uma determinada quantidade de tempo. Aquilo que faz este instrumento é recolher a chuva caída e determinar quantos milímetros de altura alcança a colheita.
Para fazer esse trabalho se usam dois aparelhos que são comumente empregados nas medições das chuvas: o pluviômetro e o pluviógrafo.
O pluviômetro é mais utilizado devido à simplicidade de sua instalação, e operação e custo, no pluviômetro é lida a altura total de água precipitada, ou seja, a lâmina acumulada durante a precipitação sendo que seus registros são sempre fornecidos em milímetros por dia ou em milímetros por chuva, com anotação dos mesmos.
O pluviógrafo é mais encontrado nas estações meteorológicas propriamente ditas e registra a intensidade de precipitação, ou seja, a variação da altura de chuva com o tempo. Este aparelho registra, simultaneamente, a quantidade e a duração da precipitação. A sua operação é mais complicada e dispendiosa e o próprio custo de aquisição do aparelho, tornam seu uso restrito.
Os primeiros pluviómetros datam de vários séculos antes de Cristo. Medir as precipitações permitia estimar como rendariam os cultivos, o que ajudou a aperfeiçoar as tarefas próprias da agricultura.
Os pluviómetros mais simples (que não eram mais que recipientes com uma régua) deram passagem a outros de maior complexidade, capazes de medir a chuva de forma constante, sem necessidade de que alguém se aproxime a cada certa quantidade de tempo (em geral, doze horas) para tirar as notas correspondentes.
Hoje, os pluviómetros continuam a ser um dos instrumentos mais importantes das estações meteorológicas, bem como os termómetros (para realizar a medição da temperatura), os anemómetros (medem a velocidade do vento) e os barómetros (destinados a calcular a pressão da atmosfera).
3.Objetivo
3.1 Objetivo Geral
Construir um Pluviômetro e calcular as precipitações de chuva durante um mês e calcular por meio do cálculo de pluviosidade em média qual o nível de precipitação de chuva em determinado lugar.
3.2 Objetivo específico
Construir um Pluviômetro
Calcular o nível de precipitação da chuva em determinada região
Apresentar resultados com base nas medições diárias
4.Metodologia
Para elaboração deste trabalho foram necessárias variás pesquisas relacionadas ao tema do trabalho, onde poderiamos executar o trabalho de várias formas, dentro dessa pesquisa tivemos que comparar os nossos dados com os dados de anos anteriores para termos um conhecimento dos fatos, sendo assim, se as chuvas vem aumentando ou diminuindo ou se a frequência de chuvas é maior do que nos anosanteriores.
obtivemos exito em construir o aparelho (Pluviômetro), onde passamos um mês calculando diáriamente o nível de precipitação das chuvas.
Tendo em vista, todo o projeto sendo acompanhado de perto pelo professor (a) orientador, para que tudo corresse dentro das normas que nos foram passadas.
Dentro deste contexto tivemos algumas dificuldades em ter os dados dos anos anteriores pois são antigos e só foi possivel com base em muitas pesquisas.
5.Máteriais e metódos
Para fabricação do Pluviômetro foram ultilizados os seguintes materíais:
- Tubo de PVC de 100 mm
- Duas garrafas pets
- Fita isolante
- Tinta branca
Na construção do Pluviômetro primeiramente foi feito um corte no tubo de pvc, para que ele ficasse com 60 cm.
Em seguida foi feito o corte na parte superior das garrafas pets, para que ficassem em formato de funil.
Depois colocamos a primeira parte da tampa da garrafa virada para baixo na parte superior do tubo de pvc, assim ficando como um funil.
Já na parte inferior, colocamos a tampa da garrafa virada para fora, para que fosse possível abrir a tampa e coletar a aguá de dentro do Pluviômetro.
Logo após esses processos o Pluviômetro foi colocado em uma altura de 1,5 metros do chão.
...