ATPS ADMISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Tese: ATPS ADMISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irinho • 26/9/2013 • Tese • 980 Palavras (4 Páginas) • 210 Visualizações
ATPS ADMISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
ETAPA 1
Passo 1
Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide
que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.
O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado.
Podemos afirmar que quanto maior o risco, maior será o retorno, então para que o gestor tome a melhor decisão e não comprometa a solvência da empresa é necessário ajustar o retorno futuro de cada investimento ao risco, ou seja, investir em projetos onde o risco e retorno sejam balanceados. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar.
Passo 4
Podemos definir a administração financeira orçamentária como a arte e ou ciência de administrar fundos de investimentos com o intuito de maximizar o valor da riqueza para todos os interessados da cadeia.
A administração financeira e orçamentária está presente em todos os setores funcionais da empresa onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setor.
Administrar os recursos financeiros tem como finalidade o aumento do valor do patrimônio líquido da empresa, capital investido por
acionista e proprietários, através do retorno das atividades operacionais da empresa. Assegurar que os recursos estejam sendo empregados de forma que a empresa terá maior rendimento frente ao capital investido.
É responsabilidade do administrador, cuidar da entrada e saída do dinheiro priorizando seu retorno e a sua disponibilidade através de uma boa administração de caixa, previsões financeiras, orçamentos, análise de investimentos, captação de fundos e administração do crédito. A administração financeira é ampla e dinâmica, pois pode afetar o dia-a-dia das pessoas ou das organizações, financeiras ou não financeiras, pequenas ou de grande porte, sendo assim a administração financeira é um processo constante e de extrema relevância para o mundo dos negócios, pois qualquer decisão a qualquer momento requer conhecimento sobre finanças.
Administradores financeiros e investidores tem uma preferência natural por dinheiro. Agora em vez de depois, assim eles aumentam o seu valor, por uma razão de o dinheiro valer mais agora do no futuro, é importante estar antenado nos tramites do mundo financeiro, principalmente aos fatores que diminuem o valor do dinheiro ao longo do tempo.
A Inflação representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região
durante um período. As variações da inflação altera diretamente o poder de compra, seu dinheiro
hoje é maior do que amanhã, desvalorização da moeda.
A definição mais comum utilizada aborda riscos como ameaça de que um evento ou ação
(interno ou externo) possa afetar negativa ou positivamente o ambiente no qual se está
inserido. O futuro da economia brasileira é imprevisível como também as tendências econômicas e financeiras, sendo impossível prever com precisão se o dinheiro investido hoje estará disponível amanhã. O risco de mercado existe em decorrência da possibilidade de ocorrerem perdas mediante movimentos adversos no mercado.
É o risco da perda financeira como resultado da mudança ocorrida no valor percebido de
um dado instrumento. O exemplo clássico de risco de mercado procede das perdas na
Bolsa de Valores. Liquidez refere-se a facilidade de transformar um ativo em dinheiro, ou seja, é o grau de agilidade de conversão de um investimento sem perda significativa de seu valor. Há vários níveis de risco e liquidez. Ações de grandes empresas, que que proporcional ao risco oferece também uma grande possibilidade de retorno esperado e ter um desempenho mais linear porque há muita gente comprando e vendendo ao mesmo tempo, ou seja, tem mais liquidez. Já ações de pequenas empresas oferece menos risco e também menos retorno com a compra e venda dos papéis.
A
...