ATPS Administração Parte 1
Trabalho Escolar: ATPS Administração Parte 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LMFAO_thiago • 6/11/2013 • 2.725 Palavras (11 Páginas) • 270 Visualizações
INTRODUÇÃO
A pesquisa a seguir foi desenvolvida, no intuito de apresentar fases da administração, que foram e ainda são de grande importância para as práticas administrativas da atualidade.
Passaremos por diversas fases e áreas da administração, composta por escolas e teorias que vieram a ser aprimoradas com o decorrer do tempo. Serão citados grandes autores, que tiveram grande influencia para que os processos fossem aprimorados de acordo com a necessidade de cada organização.
ETAPA 1 –Teoria da Administração
Administração
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).
Administração é o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capaz de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos, cujos processos abrangem cinco tipos principais de tomadas de decisões, conhecidas também como processos e funções, são estes:
• Planejamento
• Organização
• Liderança
• Execução
• Controle
Linha do Tempo da Administração
Como pode ser observado no anexo A, Foi traçada uma linha do tempo, a fim de identificarmos com clareza os períodos e mudanças na administração no decorrer do tempo, passando desde 3000 a.C, na antiga mesopotâmia até chegarmos aos tempos atuais com as grandes personalidades e artigos que tiveram supra influencia na administração.
Escolas Da Administração
Escolas de Administração Sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;
Se você conhece palavras como Sistema Toyota, Seis Sigma, PMBOK e governança corporativa, você tem conhecimento, mesmo que superficial sobre sistemas e práticas de administração na atualidade, embora algumas sejam práticas milenares, um bom exemplo é a administração de projetos, que teve seu início na construção das primeiras cidades, isto a mais de . anos.
As técnicas para administrar projetos, nasceram com o cronograma criado por Henry Gantt, no início do século XX. Por haver tantas idéias, chegaram a ser chamadas de “Selva das Teorias”, e para caminhar sem se perder nesta selva, foi desenvolvido um mapa, cuja intenção era classificar as idéias em escolas, enfoques e modelos.
Podemos observar na tabela – Escolas da Administração, cuja esta em anexo B, pessoas de grandes influências e teorias abordadas durante todo este percurso.
Revolução Industrial
A Influência da Revolução Industrial na Administração
A Revolução Industrial foi um grande impacto no processo de produção através de mudanças tecnológicas alterando a economia e o meio social. Iniciou-se na Inglaterra e pode ser divida em dois períodos diferentes: entre 1780 a 1860 e entre 1860 a 1914. Na primeira fase ou Revolução do carvão e do ferro houve a mecanização da indústria e da agricultura (máquina de fiar, descaroçador de algodão), a introdução da máquina a vapor, o desenvolvimento do sistema fabril: artesão e oficina – operário e fábrica, aceleramento no meio de transportes e das comunicações: navegação e locomotiva a vapor. Já a segunda fase ou Revolução do Aço e da Eletricidade caracteriza-se pela substituição do ferro pelo aço, aperfeiçoamento do dínamo, invenção do motor de combustão interna, substituição do vapor pela eletricidade e pelos derivados de petróleo, surgimento do automóvel e do avião.
Tais mudanças influenciaram de forma significativa o meio social e a forma de administração. No primeiro momento com a inserção da máquina a vapor, graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito. E os lucros dos burgueses donos de fábricas cresceram na mesma proporção. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias. As fábricas se espalharam rapidamente pela Inglaterra e provocaram mudanças tão profundas que os historiadores atuais chamam aquele período de Revolução Industrial. O modo de vida e a mentalidade de milhões de pessoas se transformaram, numa velocidade espantosa. O mundo novo do capitalismo, da cidade, da tecnologia e da mudança incessante triunfou.
O pensador escocês Adam Smith procurou responder racionalmente às perguntas da época. Seu livro A Riqueza das Nações (1776) é considerado uma das obras fundadoras da ciência econômica. Ele dizia que o individualismo é útil para a sociedade. Seu raciocínio era este: quando uma pessoa busca o melhor para si, toda a sociedade é beneficiada. Os trabalhadores pensam neles mesmos. Trabalham bem para poder garantir seu salário e emprego.
Dessa forma, conclui-se que a Revolução Industrial contribuiu expressamente com o desenvolvimento da administração, foram inúmeras mudanças e várias descobertas, porém a Administração ainda passou por várias outras fases até alcançar o modelo atual.
ETAPA 2 –Teoria da Administração
Análise
Filme Tempos Modernos x Tempos atuais
O filme Tempos Modernos, relata perfeitamente a história e a evolução da indústria, iniciativa privada ou mais precisamente o momento histórico denominado como Revolução Industrial e suas implicações sobre a sociedade da época.
No filme percebemos o stress provocado pela Revolução, trazendo um novo modelo de produção nas indústrias e organizações da época, processos que focavam na obtenção de maiores lucros, sem se preocupar com a saúde do funcionário, segurança no trabalho, capacitação, ou quaisquer outras necessidades dos operários, os forçando a exercer movimentos contínuos, gerando um grande nível se stress físico ou psicológico, e no caso do filme levando o personagem de Charles Chaplin a “loucura” uma vez que o mesmo continua a repetir os movimentos exercidos no trabalho fora da indústria.Os trabalhadores da época eram tratados como meros instrumentos operacionais, no auxilio aos processos de produção, que
...