ATPS Competências Profissionais
Artigo: ATPS Competências Profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandaelaisa • 2/6/2014 • 3.730 Palavras (15 Páginas) • 652 Visualizações
Introdução
O projeto a seguir terá como base a Escola Municipal José Augusto Franco.
Sua estrutura é composta por:
9 salas de aula;
1 sala de informática;
1 biblioteca;
1 cantina
3 banheiros
Equipe: 18 professores, três diretores, 3 vice-diretores.
A escola, possui capacidade para 460 alunos e atende ao período da manhã e da tarde, possui amplo material didático, incluindo jogos pedagógicos.
A escola pública “Municipal José Augusto Franco” detectou, neste ano, crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com dificuldades de leitura. Diante deste contexto, abordaremos a seguir um projeto de ensino e aprendizagem que se paute na utilização da educação lúdica para mediar as práticas docentes em sala de aula.
O projeto analisa as práticas didáticas de letramento e alfabetização e sugeri atividades que priorizem a melhora do processo do ensino e aprendizagem.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de
educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto deverá contar com toda equipe docente, pois o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam
melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
1. A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem.
edufescolar4.blogspot.com
O lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. Os jogos e brinquedos fazem parte da infância das crianças, onde a realidade e o faz de conta intercalam-se. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.
A criança ao brincar e jogar se envolve tanto com a brincadeira, que coloca na ação seu sentimento e emoção. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, portanto a partir do brincar, desenvolve-se a facilidade para à aprendizagem, o desenvolvimento social, cultural e pessoal e contribui para uma vida saudável, física e mental.
Ao brincar a criança também adquire a capacidade de simbolização, permitindo que ela possa vencer realidades angustiantes e domar medos instintivos.
O brincar é um impulso natural da criança, que aliado à aprendizagem torna-se mais fácil à obtenção do aprender devido à espontaneidade das brincadeiras através de uma forma intensa e total.
A problemática que será analisada busca compreender a importância dos jogos e brincadeiras como subsídios eficazes na construção do conhecimento infantil através de estimulações necessárias na produção de sua aprendizagem. Com o objetivo de servir aos educadores, pais, psicólogos e a profissionais de áreas afins, o incentivo da ludicidade as crianças como uma das principais fontes de aprendizagem. Portanto, partindo de tal pressuposto fundamenta-se a necessidade de evidenciar como lúdico influencia no processo de ensino-aprendizagem infantil estabelecendo a consciência da importância dos jogos no desenvolvimento e na educação da criança?
O mundo infantil difere de uma maneira qualitativamente do mundo adulto, nele há fantasia, faz de conta, sonhar e o descobrir. Por meio das brincadeiras, ação mais comum da infância, que a criança terá oportunidade de se conhecer e constituir-se socialmente. Através da espontaneidade do brincar que a criança poderá explicitar as diferentes percepções concebidas dentro do seu contexto familiar e social.
2. O papel do professor na prática pedagógica.
www.facepics.com.br
A prática pedagógica dos agentes educacionais no momento atual, bem como a condução do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea, precisa terem como primícia a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize uma prática formadora para o desenvolvimento, onde a escola deixe de ser vista como uma obrigação a ser cumprida pelo aluno, e se torne uma fonte de efetivação de seu conhecimento intelectual que o motivará a participar do processo de desenvolvimento social, não como mero receptor de informações, mas como idealizador de práticas que favoreçam esse processo.
O professor deve ter em mente a necessidade de se colocar em uma postura norteadora do processo ensino-aprendizagem, levando em consideração que sua prática pedagógica em sala de aula tem papel fundamental no desenvolvimento intelectual de seu aluno, podendo ele ser o foco de crescimento ou de introspecção do mesmo quando da sua aplicação metodológica na condução da aprendizagem, faz-se necessário à busca de uma nova reflexão no processo educativo, onde o agente escolar passe a vivenciar essas transformações de forma a beneficiar suas ações podendo buscar novas formas didáticas e metodológicas de promoção do processo ensino-aprendizagem com seu aluno, sem com isso ser colocado como mero expectador dos avanços estruturais de nossa sociedade, mas um instrumento de enfoque motivador desse processo.
3. A importância da gestão e organização das classes com vistas à aprendizagem.
As modalidades de organização e gestão da classe, entendidas como o conjunto de condições pré-estabelecidas (agrupamento e distribuição espacial dos alunos, regras de interacção, estrutura e encadeamento das actividades, princípios orientadores da acção docente, rotinas e estratégias, etc) que definem o contexto em que se desenvolve o processo ensino-aprendizagem, não têm merecido, entre nós, a necessária atenção por parte dos investigadores. E no entanto, esta problemática tem sido objecto de importantes investigações desde meados do século passado, particularmente depois dos anos sessenta e setenta, sobretudo nos Estados Unidos, tendo experimentado um
...